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AVALIAÇÃO ANUAL DO PORTAL E ÍNDICES CORRESPONDENTES

O Serviço de Gestão Socioambiental e de Transparência Administrativa (Seamb/DGO/Adgedam) realizou, durante o exercício de 2021, avaliação do Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU direcionada ao público interno do TCU, em atendimento à recomendação do item 1.6.3 do Acórdão TCU 798/2020 e o art. 3º da Lei 12.527/2011. Do mesmo modo, foram realizadas pesquisas de satisfação com o público externo do TCU, por meio do BOTÃO VERDE “Avalie o nosso Portal”, na página inicial de transparência.

O resultado geral será divulgado anualmente indicando o Nível de Satisfação deste Portal, o Índice de Avaliação Interna e o Índice de Avaliação Externa criados neste ano.

Apuraram-se os seguintes resultados para 2021:

- O NÍVEL DE SATISFAÇÃO do público interno do TCU em relação ao Portal de Transparência Prestação de Contas é de 93,75%.

- ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA DO PORTAL indicou que o número de usuários do TCU que “conhecem e utilizam” os itens deste portal é 47,17% superior aos demais usuários do TCU.

- ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO PORTAL indicou que o nível de satisfação dos usuários externos deste portal é 3% superior ao nível de insatisfação.

 

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA (2021) E RESULTADOS:

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METODOLOGIA:

Segue abaixo a metodologia de cálculo adotada em cada índice, considerando-se o peso de cada questão. O somatório dos resultados leva em consideração a evolução e melhorias deste Portal em cada semestre do referido exercício, seguindo “Plano de Ação de Transparência 2020/2021”, realizado pelas áreas responsáveis deste Tribunal de Contas.

a) ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA:
Questões definidas em Auditoria de conformidade (TC 017.368/2016-2) embasaram a elaboração das perguntas do QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA e a criação do Índice de avaliação interna para o Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU.

CÁLCULO:

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA DO PORTAL = Somatório (itens conhecidos e utilizados pelo público x peso de cada item) / Somatório (itens desconhecidos ou não utilizados pelo público x peso de cada item)

b) NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO TCU:

CÁLCULO:

No total de 128 avaliações, 120 avaliaram este Portal entre médio e excelente.

NÍVEL DE SATISFAÇÃO = (Somatório notas 3, 4 e 5) / (Somatório de todas as notas) * 100

c) ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA:

Respostas do público externo (em estrelas):

Nota 1 = Muito ruim; Nota 2 = Ruim; Nota 3 = Bom; Nota 4 = Muito bom; Nota 5 = Excelente.

Este Portal recebeu 45 avaliações durante o exercício de 2021.

CÁLCULO:

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO PORTAL = Nível de satisfação / Nível de insatisfação = Somatório (nº de respostas 5 estrelas x peso 3) + (nº de respostas 4 estrelas x peso 2) + (nº de respostas 3 estrelas x peso 1) / Somatório (nº de respostas 3 estrelas x peso 1) + (nº de respostas 2 estrelas x peso 2) + (nº de respostas 1 estrela x peso 3