Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

 

Inovar é resolver problemas complexos

Se você não tem um problema complexo para resolver, não precisa se preocupar em buscar abordagens inovadoras. A inovação é necessária para resolver problemas complexos. Para que uma solução seja realmente inovadora, há uma tríade de fatores que devemos procurar.

É preciso encontrar um equilíbrio entre três fatores:

Pessoas: a solução deve ser desejável pelas pessoas que vão utilizá-la, resolvendo dores ou gerando ganhos;

Negócios: a solução deve ser economicamente viável, com um modelo de negócio que a sustente;

Tecnologia: a solução deve ser tecnicamente possível, ancorada em tecnologia existente.

 

Princípios do Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem para a criação de soluções inovadoras que respeita e abraça as diversas dimensões de um problema complexo.

Ao utilizar essa abordagem no desenvolvimento de uma solução, o mais importante é adotar seus princípios.

pilares.jpg

Foco no usuário: tenha sempre um olhar empático para compreender as necessidades de quem vai usar a solução.

Cocriação: a solução deve ser criada para as pessoas e pelas pessoas. É importante reunir uma equipe multidisciplinar, com experiências diferentes, de áreas de conhecimento variadas e repertórios individuais diversos, para que haja geração de ideias criativas.

Prototipagem: para verificar se as ideias resolvem o problema, é preciso testar na prática, mas de maneira barata. Quanto mais rápido se erra, mais rápido também é possível resolver os erros.

O foco no usuário, a cocriação e a prototipagem são importantes para diminuir os riscos de uma solução não atingir os resultados esperados. Ou seja, quando adotamos um comportamento inovador, diminuímos os riscos envolvidos em um projeto. Inovar é mitigar riscos!

Fases e ferramentas do Design Thinking

O Design Thinking nada mais é que uma abordagem de desenho de soluções criativas, um guia para a adoção de um novo modelo mental, ou seja, para que nosso esforço seja canalizado para a criação de tais soluções. A abordagem reúne algumas ferramentas que orientam o desenvolvimento de um projeto caracterizado pela adoção do Design.

Criamos uma representação do TCU que agrupa essas ferramentas em fase. E reunimos algumas ferramentas em um toolkit.

fases.jpg

Design para auditorias

Depois de utilizar o Design em diversos projetos do Tribunal e promover diversas ações de capacitação sobre o tema, começamos a apoiar equipes de auditores a utilizarem os princípios e as ferramentas do Design durante as auditorias.

O auditor precisa ter foco no auditado para compreender suas dores e os ganhos esperados na execução de seus processos de trabalho. O auditor também pode fazer melhores recomendações se trouxer o auditado e outros especialistas para eventos que permitam a busca colaborativa de soluções para os problemas encontrados. Por isso, em diversas auditorias do TCU, já é possível observar ganhos quando o planejamento e a execução são ancorados em ferramentas do Design Thinking.