Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU examina medidas adotadas ante a perspectiva de crise no setor elétrico

TCU realizou levantamento sobre a atuação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das Centrais Elétricas Brasileira S.A. (Eletrobras), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ante a perspectiva de crise do setor elétrico no biênio 2015/2016.
Por Secom TCU
16/10/2015

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou levantamento sobre a atuação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das Centrais Elétricas Brasileira S.A. (Eletrobras), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ante a perspectiva de crise do setor elétrico no biênio 2015/2016. O objetivo do trabalho foi examinar medidas emergenciais e estruturantes que podem ser adotadas quanto à confiabilidade e à continuidade do suprimento de energia elétrica na Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), além de identificar riscos associados a essas medidas.

O TCU considerou que são riscos da atual gestão do setor elétrico a inexistência de plano preventivo, para o caso de agravamento da escassez hídrica, e a possibilidade de que pleitos de reequilíbrio contratual das geradoras onerem o consumidor. O tribunal verificou ainda que a baixa participação de empreendedores nos leilões de oferta de energia realizados nos últimos meses demonstra aumento do grau de insegurança em investimentos do setor elétrico, cuja consequência poderá ser a insuficiência da oferta ante a demanda e a elevação dos preços.

Os trabalhos apontaram que em 2014 houve, no entanto, tentativas de adoção de medidas para aumento da oferta de energia, mas sem a obtenção de resultados práticos significativos. Essas ações, somadas à plena utilização das termoelétricas, chegaram a proporcionar aumento residual da oferta, mas a custos extremamente elevados.

Para o TCU, o Governo tem tentado adotar medidas conjunturais para reverter a situação de crise iminente de abastecimento, mas sem a demonstração de como os custos dessas medidas impactarão o setor e a sociedade. Além disso, não há uma avaliação adequada dos benefícios das medidas em comparação a soluções alternativas.

O relator do processo, ministro José Múcio, comentou que “a situação do setor elétrico demanda  exame cuidadoso de possíveis medidas destinadas a dar estabilidade, segurança e robustez ao planejamento energético no País, bem como providências imediatas relacionadas a contingências operacionais, muitas vezes imprevistas e imprevisíveis”.

O tribunal recomendou ao MME que elabore plano de ação, acompanhado de cronograma de execução, para instituição de Plano de Contingência para Situações de Elevado Risco de Insuficiência Energética, com o estabelecimento de algumas diretrizes mínimas. O MME também precisará realizar estudos relacionados à implantação de usinas hidrelétricas reversíveis e estudos para quantificar os custos e os ganhos na geração de energia elétrica.

 

Leia também:

TCU autoriza prorrogação de contratos de concessões no setor elétrico 16/9/15

TCU determina suspensão de fornecimento de energia a órgãos públicos em Roraima 29/4/15

TCU avalia relacionamento institucional entre Eletrobras e Itaipu Binacional 03/2/15

 

Serviço:
Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2519/2015 - Plenário

Processo: 3.025/2015-2

Sessão: 14/10/2015

Secom – SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300