Certificação de contas

Normas

A partir do exercício de 2020, a auditoria e certificação de contas passou a ser regulamentada no Título III da Instrução Normativa-TCU 84/2020. As normas complementares estão regulamentadas no Título III da Decisão Normativa-TCU 198/2022. De acordo com essas normas, os trabalhos de auditoria e certificação de contas devem ser realizados em conformidade com as normas e padrões nacionais e internacionais de auditoria do setor público. Tais normas e padrões são os indicados a seguir.

Para a auditoria das demonstrações contábeis, são adotadas as Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público - NBASP 100 e 200, equivalentes às Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) 100 e 200, emitidas pela Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), e as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria de Informação Contábil Histórica Aplicável ao Setor Público - NBC TASP,publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), equivalentes às ISSAI da série 2000, adotadas Intosai.

Para a auditoria de conformidade das transações subjacentes às demonstrações são adotadas as NBASP 100, 400 e 4000, equivalentes às ISSAI 100, 400 e 4000 e, quando aplicável, as NBC TASP 240 e 250 (ISSAI 2240 e 2250).

Os certificados de auditoria devem seguir o formato previsto nas NBC TASP da série 700 (ISSAI 2700).

Guias e matérias técnicos

Nesta página são disponibilizados guias, artigos e demais materiais técnicos relacionados à auditoria e certificação de contas anuais.

Auditoria financeira na era do Big Data

Acesse o estudo aqui.

O presente estudo busca avaliar de que maneira abordagens analíticas e contínuas contribuem para os resultados da auditoria financeira na era do Big Data.

Para isso, são descritos os principais conceitos relacionados ao tema, passando-se à análise de desafios e oportunidades para sua aplicação às demonstrações financeiras do Governo Federal.

Ao final, propõe-se reflexão sobre o potencial dessas novas abordagens para aumentar a eficácia e a eficiência da auditoria financeira.

Amostragem estatística para testes de controle

Acesse o artigo aqui.

Esse artigo trata do uso de amostragem estatística para testes de controle, abordando os pressupostos teóricos, apresentando e exemplificando critérios e procedimentos para elaboração do plano amostral, o dimensionamento da amostra e a extrapolação de resultados para toda a população. Uma videoaula de 15 minutos sobre amostragem estatística para testes de controle complementa o artigo, preparando o auditor para planejar com segurança os testes de efetividade operacional de controles.

Faça download da ferramenta Excel para realizar o trabalho tal como apresentado na videoaula.

Análise estatística em auditoria

Acesse a Parte 1

Acesse a Parte 2

Esses dois artigos, do auditor Pedro Reis, Revisor Oficial de Contas filiado à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal, proporcionam uma base ampla da amostragem estatística aplicada à auditoria com base nas Normas Internacionais de Auditoria, em especial a ISA 530, complementada com exemplos práticos para testes de controle, de conformidade e de detalhes, incluindo a amostragem por unidade monetária.

Faça download da ferramenta Excel, desenvolvida no TCU, para realizar amostragem por unidade monetária.

Capacitação

Nesta página são indicados os cursos para capacitação dos auditores do setor público para realizar auditoria e certificação de contas anuais.

Para inscrever-se nos cursos, basta clicar nos links indicados.

3ª edição do curso “Auditoria de contas anuais – Financeira integrada com conformidade”

Está disponível, desde 1º de junho, a 3ª edição 2022 da capacitação “Auditoria de contas anuais – Financeira integrada com conformidade”, na modalidade a distância e no formato autoinstrucional.

A capacitação integra a implementação da estratégia de auditoria financeira estabelecida pelo Acórdão 3.608/2014 - Plenário, cujo objetivo é assegurar a transparência, a credibilidade e a utilidade da prestação de contas da gestão financeira, orçamentária e patrimonial de órgãos e entidades da administração pública federal.

A ação foi desenvolvida por instrutores do TCU e tem como público-alvo auditores do setor público que realizam trabalhos de auditoria nas demonstrações contábeis e atos de gestão relacionados às prestações de contas anuais das unidades prestadoras de contas (UPC) jurisdicionadas do TCU.

O treinamento visa à implementação do novo modelo de contas introduzido pela Instrução Normativa-TCU 84/2020, complementado e aprofundado pela Decisão Normativa-TCU 198/2022. Esse modelo exige a realização de auditoria e certificação das contas anuais de acordo com padrões internacionais de auditoria, mediante integração da auditoria financeira e de conformidade em um só trabalho, aumentando a sua eficiência e eficácia. A adoção desses padrões tem por objetivo a obtenção de segurança razoável para expressar opiniões de auditoria sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis e sobre a conformidade das transações e atos de gestão subjacentes.

Por meio de apresentação dos fundamentos das normas e aplicação prática das técnicas de auditoria, a capacitação conduz os participantes à imersão no processo de trabalho de auditoria, promovendo reflexão sobre os temas mais relevantes para o trabalho do auditor. As atividades vão desde a determinação da materialidade, definição de escopo, avaliação e resposta a riscos até a formação da opinião de auditoria, fornecendo um conjunto completo de modelos de papéis de trabalho e ferramentas aplicáveis a todas as etapas da auditoria de contas anuais. Também abrange técnicas de auditoria assistidas por computador, métodos de amostragem estatística para testes de controle e substantivos em auditorias financeira e de conformidade, uso dos sistemas Siafi Operacional e do Tesouro Gerencial.

Curso "Auditoria de Contas Anuais"

Com carga horária de 100h, a aprovação nos cursos Auditoria Baseada em Risco I e II é pré-requisito para matrícula.