Relações institucionais

O Tribunal de Contas da União dispõe de uma Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial, vinculada à Presidência do Tribunal, que presta apoio em assuntos relacionados à promoção da interação, articulação, cooperação e convergência de ações entre o Tribunal e os diversos atores externos, visando a potencializar o controle em defesa do interesse público e em benefício da sociedade.

O estabelecimento de uma comunicação efetiva com partes interessadas e atores externos relevantes para o controle externo (stakeholders), pautada em uma estratégia de relacionamento institucional forte e sistemática, é vital para mitigar potenciais riscos à atuação do Tribunal, evitar discrepâncias de informações e ruídos que possam vir a diminuir a eficiência das decisões e também para fortalecer e consolidar o Tribunal como órgão relevante para o bom funcionamento da Administração Pública.

A Resolução nº 305, de 28/12/2018, que define a estrutura, as competências e a distribuição das funções de confiança das unidades da Secretaria do Tribunal de Contas da União trata das competências da Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial em seus artigos 26 e 27, I:

Art. 26. A Aceri tem por finalidade propor, implementar e acompanhar políticas e diretrizes relativas às relações institucionais, bem como assegurar, no âmbito de sua área de atuação, o apoio especializado na realização de cerimônias e eventos institucionais.

Art. 27. Compete à Aceri:

I - planejar, organizar, coordenar e executar, em articulação direta com a Secretaria-Geral da Presidência, atividades inerentes ao desenvolvimento e ampliação das relações institucionais do Tribunal [...]

A unidade dedica-se a fornecer conteúdo, ferramentas e orientações elaboradas em consonância com diretrizes do Tribunal e levantar dados que possibilitem uma atuação estratégica nas ações de relacionamento com os stakeholders. Promove a identificação, classificação, mapeamento e gerenciamento de interlocutores internos, stakeholders externos a fim de identificar eventos relacionados, temas relevantes ou urgentes e oportunidades de parcerias. A equipe da ACERI está apta a oferecer suporte para a construção de estratégias de alinhamento das demandas de cada unidade técnica às diretrizes institucionais de atuação, podendo também auxiliar no desenho de agendas de atuação que atendam às particularidades inerentes a cada tema ou unidade. A unidade pode ser contata pelo telefone: (61) 33167565 ou pelo endereço eletrônico: relacionamento@tcu.gov.br