Acessibilidade

Conteúdo

Acessibilidade

A acessibilidade visa atender usuários portadores de necessidades especiais fornecendo recursos operacionais alternativos para acesso à internet. O TCU tem como princípio a adoção de uma política democrática de acessibilidade aos conteúdos e serviços em seu Portal.

Essa política pretende promover a inclusão tecnológica a qualquer cidadão na medida em que dispõe de recursos de navegação compatíveis com as especificidades físicas que cada necessidade exige, em cada um dos sentidos humanos utilizados durante o acesso: o tato, a audição e a visão.

Indivíduos com deficiência visual, auditiva, cognitiva ou motora, com baixa capacidade de assimilação ou pouca habilidade tecnológica e os idosos devem ter acesso às informações com o mínimo de limitações possíveis. 

Garantir que um maior número de usuários, em diferentes condições físicas ou cognitivas, possa navegar no Portal TCU é uma premissa estabelecida pela Lei de Acessibilidade para sítios eletrônicos do Governo Federal (Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000).

Os recursos de aumento de fonte de texto e alteração dos esquemas de cores, disponíveis no cabeçalho das páginas, contribuem para acesso ao conteúdo por pessoas com disfunções visuais comuns ou raras, como a miopia e o daltonismo.

Recursos alternativos de navegação, como o uso de teclas de atalho ao invés do mouse, simplificam o acesso de indivíduos com cegueira ou dificuldades locomotoras permanentes ou temporárias. A descrição textual alternativa de elementos visuais (fotos, imagens, gráficos e tabelas) permite a captura de textos por softwares de leitura de tela que, por sua vez, podem converter informações textuais em sistemas sonoros ou táteis.

O uso de linguagem direta e de símbolos, imagens e itens de navegação padronizados pretende tornar o conteúdo publicado suficientemente intuitivo e livre de obstáculos ao acesso. 

A disposição dos controles e funcionalidades da interface gráfica, tanto quanto seu aspecto geral, visam a atender às especificações internacionais de ergonomia e acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), da organização Acessibilidade Brasil, bem como das demandas de adequação para sítios institucionais estabelecidas pela política federal de Governo Eletrônico (e-Gov).

Notícias

Filtrar
Limpar dados
Limpar dados
1 - 8 de 35
Página de 5

TCU sem barreiras/Caces

Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade do TCU constrói instrumento de autoavaliação de acessibilidade

Na última semana (7), foi realizada, no TCU, mais uma reunião com os signatários do acordo de cooperação técnica na área de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. No encontro da última semana foi dada continuidade à construção de um instrumento de autoavaliação de acessibilidade. Esse instrumento será utilizado pelos gestores dos órgãos para diagnóstico da situação atual e priorização de ações em acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência.

(14/05/18 11:54)

TCU sem barreiras/Caces

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as pessoas com deficiência

A Organização das Nações Unidas (ONU), ao adotar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, deu visibilidade ao mais abrangente documento internacional dedicado exclusivamente às pessoas com deficiência. Composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, os ODS trazem referências específicas quanto a esse grupo. Saiba quais são!

(04/05/18 16:46)

TCU sem barreiras/Caces

“Inclusão Profissional de Pessoas com Síndrome de Down” é tema de roda de conversa

Na última quarta-feira (21), foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi proposta pela Down Syndrome International por fazer alusão à trissomia 21, que consiste na presença de três cromossomos no par 21. Por isso 21 (par) de março (3 cromossomos). Cabe destacar que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética. Para marcar a data, a Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade participará de uma Roda de Conversa com o tema “Inclusão Profissional de Pessoas com Síndrome de Down”.

(23/03/18 16:47)

TCU sem barreiras/Caces

Coordenadoria de Inclusão e Acessibilidade do TCU inicia ação conjunta com órgãos do Legislativo e do Judiciário

Na última segunda-feira (12), foi realizada, no TCU, a segunda reunião no âmbito do acordo de cooperação técnica na área de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência celebrado entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o TCU, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

(19/03/18 11:25)

TCU sem barreiras/Caces

Eleitores com mobilidade reduzida ou deficiência já podem solicitar mudança para seção especial

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida já podem informar sua situação à Justiça Eleitoral para que passem a votar numa seção eleitoral especial nas Eleições 2018. O prazo para realizar essa alteração cadastral vai até o dia 9 de maio. As seções especiais instaladas nos locais de votação possuem infraestrutura adequada às necessidades desses cidadãos. Leia a coluna e saiba mais!

(12/03/18 10:22)

TCU sem barreiras/Caces

Comissão de Acessibilidade do TCU participa da Feira de Serviços no Encontro de Dirigentes

A Comissão de Acessibilidade do TCU (Caces) montou um estande na Feira de Serviços, que aconteceu no primeiro dia do Encontro de Dirigentes. A Caces divulgou suas atribuições e atividades, apresentou os principais tópicos da Política de Acessibilidade do Tribunal e, ainda, tirou dúvidas dos participantes acerca do tema acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência.

(02/03/18 16:30)

TCU sem barreiras/Caces

Primeira reunião do Grupo de Acessibilidade é realizada no TCU

Na última segunda-feira (19), foi realizada, no TCU, a primeira reunião do Grupo de Acessibilidade, formado a partir da assinatura do acordo de cooperação técnica na área de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência celebrado entre o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Tribunal de Contas da União, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

(23/02/18 15:48)

TCU sem barreiras/Caces

Inclusão e acessibilidade em pauta

Comissão de Acessibilidade do TCU destaca a celebração de acordo de cooperação técnica com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, com o compromisso de promoção de intercâmbio de informações, experiências, tecnologias e estratégias logísticas.

(26/01/18 15:51)

1 - 8 de 35
Página de 5