Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Pesquisadores têm até 9 de junho para participar de chamamento da Intosai

Projetos devem ter foco no trabalho prático desenvolvido pelas instituições superiores de controle em temas como: impactos da inteligência artificial, financiamento climático e combate à fome e à pobreza
Por Secom TCU
03/06/2024

Categorias

  • Ciência e Tecnologia

Pesquisadores têm até o dia 9 de junho para responder ao edital da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai). A chamada destina-se a pesquisadores doutores, externos às ISC, que estejam vinculados a universidades em qualquer parte do mundo. Os servidores das ISC poderão se candidatar como supervisores.

    Os pesquisadores selecionados receberão uma bolsa de estudos mensal no valor de US$ 3.500,00, enquanto os supervisores receberão US$ 1.200,00 por mês.    

A iniciativa tem como objetivo selecionar até seis projetos de pesquisa de alto impacto e relevância, que serão beneficiados com financiamento de até três meses.

Os temas da chamada são:

  • Impactos da Inteligência Artificial para as ISC (2 projetos).
  • Auditoria do Financiamento Climático (2 projetos).
  • Combate à Fome e à Pobreza (2 projetos).

Os projetos deverão ser escritos em língua inglesa. Entre os critérios de seleção, a Intosai destaca a utilidade e o potencial de aplicação prática, o que significa que devem não apenas contribuir para o avanço teórico, mas também ter potencial concreto de utilização.

As regras, critérios e prazos do processo seletivo estão disponíveis no site próprio do SCEI.

Sobre o processo seletivo

A seleção ocorre no âmbito do CASt (Intosai Centre for Advanced Studies). O Centro é baseado no modelo de think thank e é liderado pelo Intosai Supervisory Committee on Emerging Issues (SCEI). Trata-se de um conselho científico que tem como objetivo criar um ambiente favorável para a pesquisa aplicada em tópicos prioritários e para a produção de conhecimento técnico e científico que possa apoiar as auditorias públicas e as atividades de gestão que estão no escopo da Intosai. O Centro busca consolidar e compartilhar conhecimentos e melhores práticas entre as ISC, além de incentivar a criação de pesquisas colaborativas e a promoção de redes que incluam parcerias com organizações internacionais e redes de pesquisa.

Confira o cronograma e participe. 
 

____________________________________________

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300