Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU apresenta relatório com principais realizações de 2015

TCU apresenta o Relatório de Gestão de 2015, que contempla as principais realizações do tribunal durante esse exercício.
Por Secom TCU
23/05/2016

O Tribunal de Contas da União (TCU) apresenta o Relatório de Gestão de 2015, que contempla as principais realizações do tribunal durante esse exercício.

Entre as prioridades estabelecidas, foi destacada a aprendizagem corporativa e o uso intensivo da Tecnologia da Informação (TI) no aperfeiçoamento dos processos internos. O uso da TI também esteve presente na interação com órgãos externos e com a coletividade brasileira, bem como no fortalecimento da comunicação institucional.

O TCU inaugurou o primeiro laboratório de inovação de governo em um órgão de controle, o Laboratório de Inovação e Coparticipação (coLAB-i), ligado ao Instituto Serzedello Corrêa (ISC).relat_rio gest_o 2015.JPG

As ações de controle externo, com os trabalhos mais relevantes, foram apresentadas. Entre elas, estão iniciativas de controle inteligente, como auditorias com uso de georreferenciamento, aplicativos para dispositivos móveis, auditorias preditivas e contínuas, programa de capacitação em análise de dados (analytics) e Painel de Gestão Estratégica.

Em relação à atuação finalística do TCU, o destaque foi sua participação na operação Lava Jato, para a qual foi constituído grupo de auditores responsável direto pelo tratamento dos processos relacionados à operação. Como resultado, foi criada a Secretaria Extraordinária de Operações Especiais em Infraestrutura (SeinfraOperações), a qual é responsável pelos processos da Lava Jato e demais temas que mereçam especial atenção na área de infraestrutura.

Foram apresentadas melhorias das práticas de gestão, necessárias para que os processos internos sejam aprimorados e alavanquem o potencial de atuação do tribunal. Em especial, o TCU reconhece a importância de desenvolver capacidade organizacional ampla para trabalhar com recursos tecnológicos emergentes. As ações do Programa de Logística Sustentável do Tribunal de Contas da União (PLS-TCU) e as da Comissão de Acessibilidade (Caces) retrataram o olhar “além do controle”, envolvendo também a preocupação com questões sociais e com economia de recursos para promoção de um Brasil melhor.

 

Serviço:

Relatório Anual de Gestão 2015
Secom – SG

Tel: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300