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O que é coLAB-i?

Seja bem-vindo ao coLAB-i, o Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União.

Somos um time do Instituto Serzedello Corrêa, escola do TCU. Existimos para espalhar a inovação na Administração Pública em benefício da sociedade. Trabalhamos coordenando projetos de inovação aberta que gerem conhecimentos e experiências replicáveis, com destaque para a atuação do controle. 

Missão: Promover a inovação na administração pública, por meio da interação entre gestores, controle e sociedade.

Visão: Gerar transformação social por meio da inovação na administração pública.

 

Estudos sobre Sandbox Regulatório no Marco Legal das Startups

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O Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas da União (coLAB-i) apresenta este material sobre Sandbox Regulatório, desenvolvido em parceria com o Procurador do Estado de São Paulo, Rafael Carvalho de Fassio. Frente ao Marco Legal de Startups e do Empreendedorismo Inovador (Lei Complementar Nº 182/2021), o coLAB-i identificou o desafio de compreender a aplicabilidade desse novo instrumento, inclusive para os órgãos de controle, e propôs essa parceria.

O papel de Rafael Carvalho de Fassio foi consolidar o estudo teórico sobre o Sandbox Regulatório e mapear experiências preliminares no Brasil. Coube ao coLAB-i promover oficinas com especialistas e interessados no tema para debater as experiências, inclusive com os gestores responsáveis, e validar as análises realizadas no estudo.

O objetivo desta iniciativa, portanto, foi analisar as oportunidades com o uso do Sandbox Regulatório, os obstáculos para sua aplicação e a gestão dos riscos. Tendo em vista o caráter colaborativo e dinâmico deste estudo e a necessidade de avanços sobre perspectivas na aplicação do Sandbox Regulatório, o coLAB-i está disponível para feedbacks e contribuições pelo e-mail colabi@tcu.gov.br.

 

Seminário de Compras Públicas - Boas Práticas, Inovação e Controle

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O Seminário Compras Públicas - Boas Práticas, Inovação e Controle, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi realizado de 20 a 22 de setembro no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.

Concebido pelo Laboratório de Inovação do TCU (coLAB-i), o encontro reuniu especialistas, universidades, agências de fomento, organizações do terceiro setor, polos de inovação e participantes de sistemas de inovação que operam na administração pública e na iniciativa privada. O evento foi gratuito e realizado em formato híbrido, com transmissão pelo canal do TCU no YouTube e opção de acompanhar presencialmente no ISC.

O objetivo das discussões foi valorizar o contexto estratégico das compras públicas frente aos desafios sociais e de gestão. O propósito do evento foi promover debates que avancem na compreensão da importância das compras públicas.

 

Para saber sobre a programaçãoacesse aqui.

Para saber mais sobre os palestrantes e facilitadoresacesse aqui.

Para ter acesso às apresentações utilizadas no evento, clique aqui.

 

Plataforma de Compras Públicas para Inovação (CPIN)

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A Plataforma CPIN é a primeira plataforma exclusivamente destinada a compras públicas para inovação no Brasil. Foi desenvolvida para impulsionar o bom uso pelos gestores públicos de instrumentos de compra pública para inovação para o enfrentamento de desafios públicos.

A Plataforma é fruto de uma parceria entre Tribunal de Contas da União, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e Ministério da Economia, com apoio do Instituto Tellus.

Nela é possível encontrar a Jornada de Contratação Pública para Inovação, um esquema visual organizado em etapas que reflete os passos que o agente público precisa seguir para realizar um processo de contratação para inovação, bem como uma biblioteca virtual com conteúdos inéditos sobre compras públicas. Foram desenvolvidas ainda duas funcionalidades: o QUIZ dos Instrumentos de Contratação (mecanismo interativo que disponibiliza uma série de questões que auxiliam o usuário na tomada de decisão) e a Matriz de Análise dos Instrumentos de Contratação (quadro comparativo com informações sobre os instrumentos de contratação para inovação disponíveis no arcabouço jurídico).

Se você tem interesse em conhecer o contexto, a legislação, os desafios das aquisições de inovação no setor público, bem como entender como a Plataforma CPIN pode apoiar os gestores públicos e demais agentes envolvidos neste processo, acesse: https://inovacpin.org/. 

 

AEB concede Diploma de Reconhecimento ao coLAB-i

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O Laboratório de Inovação do TCU (coLAB-i) foi reconhecido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), pelos serviços prestados em prol do programa espacial brasileiro. A homenagem aconteceu em referência à participação do Tribunal na estruturação da primeira contratação por encomenda tecnológica da AEB.



O papel do coLAB-i foi coordenar a iniciativa de mapear a jornada de Encomenda Tecnológica (ETEC), identificando riscos e boas práticas, além de mediar a construção de uma visão preliminar para a atuação do controle em compras desse tipo.



O trabalho também gerou publicações, que estão sendo utilizadas como referência em outras experiências da administração pública, inclusive no próprio TCU.

 

coLAB- coordena a elaboração de nova publicação sobre ETEC

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Em 2019, o TCU iniciou uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e posteriormente também com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para acompanhar contratação por Encomenda Tecnológica. Em março/2020, foram publicados os primeiros documentos do TCU, sob coordenação do coLAB-i, para divulgar orientações e boas práticas em contratações por ETEC.>

Em dezembro/2020 a última publicação sobre esse tema foi lançada, com foco em uma das etapas mais desafiadoras do processo: a negociação com os potenciais fornecedores. Acesse o documento e envie seus comentários para cepi@tcu.gov.br.

A etapa de negociação na Encomenda Tecnológica
 

 

Parceria entre TCU, BID e Tellus lança modelo de apoio à compra pública de inovação

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Como é a jornada de compra pública de inovação? Quais são os principais desafios? Como essas iniciativas podem ganhar mais espaço na administração pública? Essas e outras respostas são apresentadas na públicação que resultou de parceria entre TCU e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contratou o apoio do Grupo Tellus.

Acesse o material e conheça a iniciativa do INOVAMOS, Além de insumos importantes para os gestores públicos, o modelo é um convite para que novas soluções sejam desenvolvidas ou compartilhadas.
 

 

Competências para inovar na administração pública

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O Guia “Habilidades, atitudes e comportamentos que fomentam a inovação pública” permite identificar as habilidades e atitudes centrais que as equipes inovadoras do setor público reúnem, a fim de experimentar e adotar abordagens empreendedoras para solucionar problemas públicos. O Quadro de competências pode ser utilizado de diversas maneiras, por exemplo: organização de equipes, diagnóstico da capacidade de inovação de uma unidade, etc. 

O Guia foi criado pelo Nesta - laboratório de inovação do Reino Unido - referência para o coLAB-i. O material original em inglês pode ser encontrado aqui. As traduções para português e espanhol foram feitas pelo TCU. 

Conforme o Guia, mapeamos as competências de inovação da equipe do coLAB-i, para definir ações de desenvolvimento. Junte-se a nós nessa experiência e veja o passo a passo de como identificamos nossas habilidades e as atitudes centrais! 
 

 

Design para o Serviço Público

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O Guia de Design para o Serviço Público reúne uma coleção de ferramentas e métodos práticos. Ele oferece maneiras de fazer as coisas de forma diferente ao fornecer orientações sobre como introduzir o design no trabalho diário do setor público. Assim, esse guia é voltado para formuladores de políticas e pessoas que elaboram ou prestam serviços públicos, que precisam fazer grandes mudanças na forma como atendem os cidadãos. 

O guia foi criado pelo Nesta - laboratório de inovação do Reino Unido - referência para o coLAB-i, e pelo IDEO, como parte do Design for Europe. O material original em inglês pode ser encontrado aqui. As traduções para português e espanhol foram feitas pelo TCU.

 

 

TCU divulga proposta para adotar Design Thinking em auditorias

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O Laboratório de Inovação (coLAB-i) do TCU promoveu a apresentação do webinário "Adoção do Design Thinking em Auditorias", que dissemina uma proposta estruturada a partir do sucesso dos Painéis de Referência de Auditoria, para a validação das matrizes de planejamento e de achados do trabalho, que passaram a ser realizados na forma de oficinas colaborativas com a utilização de ferramentas do Design Thinking. Considerando o valor que essa prática gerou às fiscalizações, o trabalho foi desenvolvido no sentido de propor a adoção dessa abordagem na consecução das auditorias como um todo. >
 

No escopo da proposta, foram identificados os instrumentos do Design Thinking (dinâmicas, templates, oficinas e ferramentas) aplicáveis às auditorias ao longo de suas fases, e customizados, de modo a adequá-los às características desses trabalhos, resultando num toolkit específico destinado às fiscalizações. Além disso, concebeu-se uma ação para a disseminação de como empregar a abordagem em auditorias.
 

Além de aprimorar o processo de trabalho referente às auditorias, espera-se tornar seus produtos ainda mais eficientes, eficazes e efetivos, a fim de contribuir para que o TCU cumpra melhor sua missão. Conheça aqui os detalhes da proposta e assista à gravação do webinário para ouvir as explicações.

 

 

Mais sobre o laboratório de inovação TCU

 

Design Thinking Toolkit

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O Design Thinking é uma abordagem para a criação de soluções inovadoras que respeita e abraça as diversas dimensões de um problema complexo.

Ao utilizar essa abordagem no desenvolvimento de uma solução, o mais importante é adotar seus princípios.

 

 

Publicações

Jornada  para contratação de ETEC

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Apresenta, de forma objetiva, as etapas e subetapas do processo de uma encomenda tecnológica (ETEC), destacando para cada uma: referências teóricas, legislação, passos/procedimentos, riscos, boas práticas, atuação do controle e lições aprendidas. 

Roteiro  para Gestão de Riscos em ETEC

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Oferece um roteiro sobre a gestão de riscos ao longo do processo de ETEC, com orientações para elaboração do Mapa de Riscos. Também apresenta um rol de riscos por etapa ou subetapa da ETEC, com possíveis ações mitigadoras.

Proposta  de Atuação do Controle em ETEC

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Para orientar os órgãos de controle sobre as principais diferenças e semelhanças entre uma contratação por ETEC e as contratações usuais, além de apresentar os principais pontos de atuação do controle em cada etapa ou subetapa do processo.