Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

 

O que é CoLAB-i?

Seja bem-vindo ao coLAB-i, o Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União.

Somos um time do Instituto Serzedello Corrêa, escola do TCU. Existimos para espalhar a inovação na Administração Pública em benefício da sociedade. Trabalhamos coordenando projetos de inovação aberta que gerem conhecimentos e experiências replicáveis, com destaque para a atuação do controle. 

Missão: Promover a inovação na administração pública, por meio da interação entre gestores, controle e sociedade.

Visão: Gerar transformação social por meio da inovação na administração pública.

 

Parceria entre TCU, BID e Tellus lança modelo de apoio à compra pública de inovação

Modelo TCU BID Tellus.png

Como é a jornada de compra pública de inovação? Quais são os principais desafios? Como essas iniciativas podem ganhar mais espaço na administração pública? Essas e outras respostas são apresentadas na públicação que resultou de parceria entre TCU e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contratou o apoio do Grupo Tellus.

Acesse o material e conheça a iniciativa do INOVAMOS, Além de insumos importantes para os gestores públicos, o modelo é um convite para que novas soluções sejam desenvolvidas ou compartilhadas.

 

coLAB- coordena a elaboração de nova publicação sobre ETEC

ETEC.png

Há aproximadamente um ano o TCU iniciou uma parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e posteriormente também com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para acompanhar contratação por Encomenda Tecnológica. Em março/2020, foram publicados os primeiros documentos do TCU, sob coordenação do coLAB-i, para divulgar orientações e boas práticas em contratações por ETEC.

Em dezembro/2020 a última publicação sobre esse tema está sendo lançada, com foco em uma das etapas mais desafiadoras do processo: a negociação com os potenciais fornecedores. Acesse o documento e envie seus comentários para cepi@tcu.gov.br.

A etapa de negociação na Encomenda Tecnológica

 

TCU divulga proposta para adotar Design Thinking em auditorias

DT auditoria.png

O Laboratório de Inovação (coLAB-i) do TCU promoveu a apresentação do webinário "Adoção do Design Thinking em Auditorias", que dissemina uma proposta estruturada a partir do sucesso dos Painéis de Referência de Auditoria, para a validação das matrizes de planejamento e de achados do trabalho, que passaram a ser realizados na forma de oficinas colaborativas com a utilização de ferramentas do Design Thinking. Considerando o valor que essa prática gerou às fiscalizações, o trabalho foi desenvolvido no sentido de propor a adoção dessa abordagem na consecução das auditorias como um todo. 
 

No escopo da proposta, foram identificados os instrumentos do Design Thinking (dinâmicas, templates, oficinas e ferramentas) aplicáveis às auditorias ao longo de suas fases, e customizados, de modo a adequá-los às características desses trabalhos, resultando num toolkit específico destinado às fiscalizações. Além disso, concebeu-se uma ação para a disseminação de como empregar a abordagem em auditorias.
 

Além de aprimorar o processo de trabalho referente às auditorias, espera-se tornar seus produtos ainda mais eficientes, eficazes e efetivos, a fim de contribuir para que o TCU cumpra melhor sua missão. Conheça aqui os detalhes da proposta e assista à gravação do webinário para ouvir as explicações.

 

TCU e BID apoiam gestor público na contratação de inovação

O Laboratório de Inovação (coLAB-i) do Tribunal de Contas da União e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) firmaram parceria para apoiar iniciativas de contratação de inovação na Administração Pública. Para oferecer mais informações e tirar dúvidas, promovemos o webinar “Inovação na Contratação Pública: como conseguir apoio do TCU e do BID?”. Acesse a gravação do evento.

Foram recebidas 27 propostas, que foram analisadas segundo os critérios divulgados. A partir dessa análise, foram identificadas as três que mais se aproximavam do objeto proposto para o chamamento e os objetivos almejados. Após reunião com esses três proponentes, a escolha foi pelo desafio apresentado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, voltado para o fornecimento de água no semiárido brasileiro.

Agradecemos a todos que enviaram suas propostas. Eventualmente poderão ser negociadas outras parcerias em oportunidades futuras.

 

Mais sobre o laboratório de inovação TCU

 

Design Thinking Toolkit

banner-toolkit.png

O Design Thinking é uma abordagem para a criação de soluções inovadoras que respeita e abraça as diversas dimensões de um problema complexo.

Ao utilizar essa abordagem no desenvolvimento de uma solução, o mais importante é adotar seus princípios.

 

Publicações

Jornada  para contratação de ETEC

publicacao-padrao.png

Apresenta, de forma objetiva, as etapas e subetapas do processo de uma encomenda tecnológica (ETEC), destacando para cada uma: referências teóricas, legislação, passos/procedimentos, riscos, boas práticas, atuação do controle e lições aprendidas. 

Roteiro  para Gestão de Riscos em ETEC

publicacao-padrao.png

Oferece um roteiro sobre a gestão de riscos ao longo do processo de ETEC, com orientações para elaboração do Mapa de Riscos. Também apresenta um rol de riscos por etapa ou subetapa da ETEC, com possíveis ações mitigadoras.

Proposta  de Atuação do Controle em ETEC

publicacao-padrao.png

Para orientar os órgãos de controle sobre as principais diferenças e semelhanças entre uma contratação por ETEC e as contratações usuais, além de apresentar os principais pontos de atuação do controle em cada etapa ou subetapa do processo.