01 – Aniversário de falecimento de Ruy Barbosa

- Nascimento: 5/11/1849
- Falecimento: 1/3/1923
- UF: BA
A morte de Ruy Barbosa (1849-1923) foi um evento de grande impacto, repercutindo tanto no Brasil quanto no exterior, conforme relatado pelos jornais da época. Patrono do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal e da advocacia brasileira, Ruy Barbosa teve uma trajetória multifacetada e marcante. Atuou como advogado, jornalista, diplomata, orador e ministro da Fazenda e da Justiça. Foi também deputado, senador na primeira legislatura da República, candidato à Presidência do Brasil, coautor da primeira Constituição republicana e membro fundador da Academia Brasileira de Letras, além de representar o Brasil na Conferência de Haia. Sua contribuição permanece viva até hoje, sendo amplamente reconhecido como o jurista e político mais notável da história nacional.


Os restos mortais de Ruy Barbosa e de sua esposa, Maria Augusta, estão depositados no Fórum Ruy Barbosa, sede do Tribunal de Justiça da Bahia, no bairro de Nazaré, em Salvador. O local, escolhido para homenagear seu legado como jurista e político brasileiro, abriga um mausoléu, além de bustos e objetos que celebram sua vida e carreira.

Fontes:
APAGOU-SE o sol: veja como jornais noticiaram a morte de Rui Barbosa. Migalhas, 2023. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/381988/apagou-se-o-sol–veja-como-jornais-noticiaram-a-morte-de-rui-barbosa. Acesso em: 10 mar. 2023.
CONHEÇA um pouco do ilustre legado de Ruy Barbosa; comemorações do TJBA pelo centenário da morte iniciam na quarta-feira (01). Agência de notícias, 28 fev. 2023. Disponível em: https://www.tjba.jus.br . Acesso em: 05 nov. 2024.