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Governança no TCU

Governança no TCU

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A boa governança tem como propósito conquistar e preservar a credibilidade da instituição face à sociedade, por meio de um conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público.

A Governança permeia toda a organização e cada unidade no Tribunal é responsável por observar as boas práticas envolvidas. O Tribunal de Contas da União aplica internamente o Referencial Básico de Governança de Governança do TCU. Este documento reúne e organiza boas práticas de governança, que se aplicadas podem incrementar o desempenho organizacional.

Para contribuir para com o aprimoramento da governança interna, o Tribunal instituiu o Sistema de Governança do TCU - SGO/TCU. A unidade central deste Sistema é a Seplan a quem cabe elaborar a política de governança interna, bem como propor e submeter à Comissão de Coordenação Geral do Tribunal – CCG eventuais ajustes e atualizações à política.

A Seplan também é responsável por coordenar no âmbito do próprio Tribunal a realização de diagnósticos institucionais periódicos para o monitoramento do estágio de maturidade da governança organizacional, submetendo os resultados à alta administração.