Governança no setor público

https://portal.tcu.gov.br/uploads/Ac_rd_o_2430_com_Resolu_o_283_2016_TRAD_EN_1_6c7c7d793a.pdf
https://portal.tcu.gov.br/uploads/Ac_rd_o_2430_com_Resolu_o_283_2016_TRAD_EN_1_6c7c7d793a.pdf

Publicações

O Tribunal de Contas da União disponibilizou uma série de publicações sobre Governança Pública. Cada uma delas aborda o tema sob uma perspectiva complementar às demais. Acesse AQUI as publicações.

Trabalhos realizados pelo TCU

O Tribunal de Contas da União avalia periodicamente a capacidade de governança e gestão da Administração Pública. Nas páginas abaixo estão disponíveis documentos de referência e resultado de trabalhos realizados e em andamento no TCU.

Governança no Centro de Governo

Governança em Políticas Públicas

Governança Organizacional

Governança e gestão de contratações (atualmente compõe governança organizacional)

Governança e gestão de pessoas (atualmente compõe governança organizacional)

Governança e gestão de tecnologia da informação (atualmente compõe governança organizacional)

Governança e gestão na saúde

Governança e gestão em segurança pública

Relação entre governança e gestão públicas

Enquanto a governança é a função direcionadora, a gestão é a função realizadora. A figura abaixo representa essas distinções de modo resumido: enquanto a governança é responsável por estabelecer a direção a ser tomada, com fundamento em evidências e levando em conta os interesses da sociedade brasileira e das partes interessadas, a gestão é a função responsável por planejar a forma mais adequadade implementar as diretrizes estabelecidas, executar os planos e fazer o controle de indicadores e de riscos.

Governança e Gestão
Governança e Gestão

Perspectivas

Diante da variação de perspectivas (eixos de significação) e de conceitos de governança pública, o TCU adota as seguintes perspectivas de observação:

1) Perspectiva Organizacional (ou corporativa), que trata das condições para que cada órgão ou entidade cumpra seu papel, alinhe seus objetivos ao interesse público, gerencie riscos e entregue o valor esperado de forma íntegra, transparente e responsável;

2) Perspectiva de Políticas Públicas, que trata do desempenho dos programas e políticas públicas, levando em conta a extensa rede de interaçòes entre estruturas e setores, incluindo diferentes esferas, poderes, níveis de governo e representantes da sociedade civil organizada;

3) Perspectiva de Centro de Governo, que trata do direcionamento que o governo é capaz de dar à nação e da sua legitimidade perante as partes interessadas, criando as condições estruturais de administração e controle do Estado.


perspectivas.jpg

Críticas e sugestões

As contribuições para o aprimoramento do referenciais e questionários de governança, além dos seus instrumentos de apoio (orientações de preenchimento; FAQ; Glossário e referências) poderão ser encaminhadas ao TCU por e-mail: governancapublica@tcu.gov.br.

Governança Pública - o que é?

Centro de governo

Governança em Centro de Governo

O Centro de Governo (CG) de uma nação é uma instituição ou grupo de instituições que fornece apoio ao chefe do poder executivo. Enquanto os ministérios de linha se preocupam com a atuação setorial do poder público, o CG é responsável por olhar a totalidade da ação governamental e assegurar coerência e coesão às diversas iniciativas propostas pelo governo eleito.

Referências internas

Ciente do papel fundamental que o CG exerce para a melhoria dos padrões de qualidade dos serviços estatais, para a restauração da confiança dos cidadãos na administração e para o desenvolvimento socioeconômico da nação, o Tribunal de Contas da União (TCU), por intermédio da Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado (SecexAdmin), elaborou o Referencial para Avaliação da Governança do CG, resultando no Acórdão 2.970/2015-Plenário.

  • Não há documentos disponíveis no momento.

Referências externas

Como forma de contribuir para o aprimoramento da Governança em Centro de Governo, disponibilizamos alguns links para páginas e documentos de referência nessa área de conhecimento.

  • Não há documentos disponíveis no momento.

Organizacional

Levantamento de governança

Intraorganizacional

Governança e gestão de pessoas

O TCU avalia periodicamente a capacidade de governança e gestão de pessoas dos órgãos e entidades da administração pública e outros entes jurisdicionados ao Tribunal. A partir do ano de 2017, as avaliações passaram a ser realizadas no âmbito dos trabalhos de governança organizacional.

Governança e gestão da segurança e tecnologia da informação

O TCU avalia periodicamente a capacidade de governança e gestão da segurança e tecnologia da informação dos órgãos e entidades da administração pública e outros entes jurisdicionados ao Tribunal. A partir do ano de 2017, as avaliações passaram a ser realizadas no âmbito dos trabalhos de governança organizacional.

Para ter acesso aos resultados das avaliações anteriores a 2017, clique no link abaixo.

  • Acesse a página de governança e gestão de tecnologia da informação (Tem que criar a página para linkar)

Governança e gestão de contratações

O TCU avalia periodicamente a capacidade de governança e gestão de contratações dos órgãos e entidades da administração pública e outros entes jurisdicionados ao Tribunal. A partir do ano de 2014, as avaliações passaram a ser realizadas no âmbito dos trabalhos de governança organizacional.

Para ter acesso aos resultados das avaliações anteriores a 2014, clique no link abaixo.

  • Acesse a página de governança e gestão de aquisições (Tem que criar a página para linkar)
Levantamento de governança e gestão de pessoas - 2013Levantamento de governança e gestão de pessoas - 2016

Políticas Públicas

Considerando o mandato e as competências dos órgãos de controle externo no Brasil, são consideradas políticas públicas o conjunto de intervenções e diretrizes emanadas de atores governamentais, que visam tratar, ou não, problemas públicos e que requerem, utilizam ou afetam recursos públicos.


Referencial de Controle de Benefícios Tributários

referencia_de_controle_de_beneficios_tributarios.png

O documento tem como objetivo estabelecer uma estrutura de critérios comuns que possam compor um modelo para avaliar a maturidade das políticas públicas implementadas por meio de incentivos fiscais, orientando e sistematizando ações de controle, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho e dos resultados das políticas públicas, por meio do aprimoramento de seu processo de formulação, implementação e avaliação.


Governança Multinível

capa-multinivel.jpg

O propósito deste Referencial é apresentar conceitos, componentes, critérios e ferramentas úteis à compreensão e avaliação da governança multinível, no contexto das políticas descentralizadas.


Boas Práticas

img_PP_capa_guia.jpg

O TCU desenvolveu um roteiro prático, destinado a gestores públicos de todo o Brasil, que visa a subsidiar o aprimoramento de políticas públicas. Nele foram compiladas boas práticas, selecionadas em referenciais nacionais e internacionais, atos normativos, documentos técnicos, artigos e publicações especializadas, relativas à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.


Referencial de Controle

img_PP_capa_referencial.png

Aprovado na Portaria-TCU 188/2020, o Referencial de Controle de Políticas Públicas (RC-PP) visa estabelecer uma estrutura de critérios comuns que possam compor um modelo para avaliar o nível de maturidade de políticas públicas, orientando e sistematizando ações de controle, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho e dos resultados das políticas públicas, por meio do aprimoramento de seu processo de formulação, implementação e avaliação.


Papéis de Trabalho

RC-PP 2020 APENDICES.png

No Referencial de Controle de Políticas Públicas (RC-PP) elaborado pelo TCU, foram propostos blocos de controle para cada uma das seguintes fases do ciclo de políticas públicas: i) diagnóstico do problema e formação da agenda; ii) análise de alternativas e tomada de decisão; iii) desenho e institucionalização da política pública; iv) estruturação da governança e gestão; v) alocação e gestão de recursos orçamentários e financeiros; vi) operação e monitoramento; e vii) avaliação da política pública.

Um conjunto de boas práticas, questões de auditoria, itens de verificação e possíveis critérios de auditoria foi associado a cada bloco de controle. Adicionalmente, como forma de auxiliar as equipes de auditoria, foram elaboradas minutas de matrizes de planejamento, modelos de quadros-resumo e lista de potenciais critérios de auditoria. Este conteúdo adicional encontra-se nos apêndices do referencial.


Avaliação de Governança

Refer Polit Publicas.png

Em complemento ao Referencial de Controle de Políticas Públicas, o TCU aprovou, por meio da Portaria-TCU 230/2014, o Referencial para Avaliação de Governança em Políticas Públicas, (RAG-PP) documento que se propõe a orientar as ações de controle externo e de controle interno na condução de trabalhos especificamente relacionados à avaliação de governança em políticas públicas.

De acordo com este documento, são componentes do modelo do TCU para avaliação de governança em políticas públicas: a) institucionalização; b) planos e objetivos; c) participação; d) capacidade organizacional e recursos; e) coordenação e coerência; f) monitoramento e avaliação; g) gestão de riscos controle interno; h) accountability.

#EuFiscalizo - Como estão as políticas públicas no Brasil?

Transparência e accountability

Transparência

Transparência das ações de governo e participação social ativa são importantes instrumentos para a promoção da eficiência da gestão pública e do combate à corrupção.

Transparência: ações de controle realizadas

A transparência pública, além de possuir um papel fundamental no combate à corrupção, viabiliza a contribuição tempestiva da sociedade e dos órgãos de controle, no fornecimento de elementos para que o Estado se torne cada vez mais eficiente e efetivo. Ademais, estimula o desenvolvimento de uma cultura de integridade na gestão dos negócios públicos e incentiva o esforço por melhores políticas e programas de governo.

Com o intuito de avaliar o nível de transparência na gestão pública federal, o Tribunal realizou, nos últimos anos, diversos trabalhos que permitiram identificar não só irregularidades e danos expressivos ao erário, como também boas práticas, merecedoras de disseminação nos demais órgãos e nas entidades da Administração Pública.

Abaixo está disponibilizado o relatório e links para portais de transparência de organizações públicas.

Relatório Sistêmico sobre Transparência Pública

Esta publicação, que é uma análise integrada de ações recentes do TCU, possibilita verificar alguns aspectos relevantes que foram apontados em fiscalizações

Portal da transparência do Tribunal de Contas da UniãoPortal da transparência do Governo FederalPortal da transparência do Poder JudiciárioPortal da transparência do Senado FederalPortal da transparência da Câmara dos DeputadosPortal da transparência do Ministério Público Federal