Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Banco Mundial e TCU firmam acordo de cooperação

Normas internacionais de auditoria financeira serão compartilhadas por profissionais de vários países que atuam no Banco Mundial. Instituição de crédito quer ampliar as fiscalizações financeiras dos empréstimos feitos no Brasil e na América Latina.
Por Secom TCU
03/04/2017

O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Mundial assinaram, na sexta-feira (17), memorando de entendimento para desenvolver programas de cooperação institucional. O objetivo é a formação de capital humano e aprimoramento das normas de auditoria financeira e de governança no setor público federal e estadual.

A ideia é compartilhar conhecimento para capacitar auditores financeiros no Brasil e na América Latina e elevar esse tipo de análise de contas aos padrões praticados internacionalmente. Nesse sentido, a Escola Superior Serzedello Corrêa (ISC), do tribunal, ampliará a oferta de cursos de especialização e à distância nessa matéria. Cursos presenciais em outros países serão dados por meio da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). O TCU preside o Comitê de Criação de Capacidades (CCC) desta entidade.

O presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, reforçou que o ISC está preparado para impulsionar o desenvolvimento profissional no país e na América Latina. “Nossa missão é disseminar conhecimento para a administração pública”. Carreiro salientou que com essa parceria, “o controle externo poderá oferecer à sociedade pareceres mais fidedignos sobre as finanças das organizações públicas e das contas de governo”.

Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil, enalteceu o papel do TCU como agente fiscalizador neste momento difícil em que o país atravessa, e reforçou que a parceria entre as duas instituições será importante para compartilhar conhecimento. “O TCU levará mais capacitação aos auditores nos estados e a outros países. E o Banco Mundial vai trazer outras lições internacionais para o Brasil”.

Além das contas financeiras de governos, os auditores que participarem das capacitações atuarão mais fortemente na fiscalização dos empréstimos feitos pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), braço do Banco Mundial, aos países latino-americanos e ao Brasil.

A assinatura que celebrou a parceria aconteceu na sede do tribunal em Brasília e contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Paulo Bugarim, do especialista em gerenciamento financeiro e prática global de governança do Banco Mundial, João Vicente Novaes Campos, e secretários do TCU.

Serviço:

Secom – KD

Tel: (61) 3316-5060

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300