Centro Cultural TCU encerra exposição Cenas Brasileiras com mais de 14 mil visitantes
Mostra apresentou mais de 50 obras de artistas consagrados do modernismo e se consolidou como a segunda maior em público da história do espaço cultural
Por Secom
A exposição Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva encerrou sua temporada no Centro Cultural TCU (CCTCU) no último domingo (5/10) após receber mais de 14 mil visitantes. O resultado consolida a mostra como a segunda mais visitada na história do CCTCU, ficando atrás apenas da exposição internacional sobre Leonardo da Vinci, realizada em 2015.
A exposição integrou uma das diversas ações do Tribunal de Contas da União (TCU) em comemoração aos 135 anos da Corte de Contas, celebrado neste ano, no dia 7 de novembro.
O presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, celebrou o alcance da mostra e o papel do CCTCU na promoção da cultura. "O Centro Cultural TCU cumpre sua missão de aproximar o Tribunal da sociedade também por meio da arte. Exposições como esta valorizam a memória cultural brasileira e reforçam a contribuição do TCU para a educação cidadã", afirmou.
A diretora-geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Ana Cristina Novaes, creditou o sucesso da exposição à missão do ISC e do CCTCU de promover a cultura como parte essencial da formação crítica e democrática da sociedade.
"O sucesso da exposição Cenas Brasileiras demonstra a força da arte como instrumento de educação e cidadania. Ao reunir obras de grandes nomes do modernismo, conseguimos aproximar o público de um patrimônio que pertence a todos os brasileiros", destacou.
A curadora da exposição, Carolina Dias, contou que o trabalho representou um importante processo de construção coletiva, não apenas com a equipe de curadoria do CCTCU e do museu, mas também com o Banco Central do Brasil.
"Confesso que um dos maiores desafios foi selecionar as obras que seriam expostas, já que o acervo é imenso e muito diversificado. A vontade era trazer o maior número possível de obras ao público - e esse desejo se concretizou com o sucesso de visitação. Isso reforça a importância de se democratizar o acesso à arte e de mostrar que há, sim, interesse das pessoas em consumir e aprender sobre arte e cultura," opinou.
A exposição
Reunindo mais de 50 obras de 14 artistas modernistas, a exposição ficou aberta por pouco mais de quatro meses, do dia 18 de maio a 5 de outubro. Foram apresentados trabalhos de artistas renomados, como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Cícero Dias.
Entre os destaques, estiveram seis grandes telas de Portinari, exibidas após longo período em reserva técnica do Museu de Valores do Banco Central. O Carrossel Raisonné, do Projeto Portinari, atraiu o público para uma imersão audiovisual, em ordem cronológica, com todas as criações conhecidas do artista.
No total, mais de oito horas de projeção contínua das obras de Portinari puderem ser vistas em um espaço confortável e aconchegante. Os direitos da obra foram cedidos ao TCU por João Candido Portinari, filho do pintor.
Dividida em quatro núcleos - Paisagem, Urbano, Corpo e Modernismos ", "Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva" abordou representações da modernidade no Brasil, relacionando influências das vanguardas europeias às expressões culturais locais. A proposta foi evidenciar múltiplos olhares sobre o país e as transformações ao longo do século 20.
A curadoria da exposição, feita pela equipe do CCTCU, destacou como o modernismo permanece como referência estética, social e cultural para compreender a identidade brasileira e suas mudanças através da história.
Parceiros institucionais
A iniciativa contou com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com o Banco Central do Brasil, que possibilitou o acesso do público a obras de grande relevância histórica e artística. O Sindicato dos Servidores do Legislativo e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e o Projeto Portinari também atuaram como parceiros e apoiadores para realização da mostra.
Centro Cultural TCU (CCTCU)
Desde sua inauguração em 2003, o Centro Cultural TCU já recebeu dezenas de mostras e vem se consolidando como referência no Distrito Federal, promovendo não apenas exposições, mas também visitas guiadas, atividades educativas e oficinas de arte e cultura.
Além das exposições temporárias, o espaço atividades educativas e oficinas. A entrada é gratuita, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h.
SERVIÇO
Secom - AM/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br