Coinfra encerra ciclo de debates sobre transição energética
Última sessão virtual reuniu órgãos de controle para alinhar práticas de fiscalização e fortalecer a integração na agenda climática da América Latina e Caribe
Por Secom
A Comissão de Infraestrutura e Transições Energéticas (Coinfra) da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS) concluiu, em 21 de agosto, o ciclo de encontros virtuais dedicados ao tema da Transição Energética. A reunião trouxe especialistas e representantes das Instituições Superiores de Controle (ISC) da região, consolidando os debates realizados nos últimos dois meses.
O encontro destacou necessidade de ampliar a capacidade técnica das equipes e de promover uma cooperação mais estreita entre os países, fortalecendo a efetividade da fiscalização regional. México, líder da Força-Tarefa 4, e as ISC de Cuba e da Província de Buenos Aires compartilharam análises e experiências práticas e destacaram a importância de alinhar indicadores, avaliar riscos e fortalecer os mecanismos de monitoramento das políticas públicas.
Os encontros tiveram como objetivo central avaliar a aplicabilidade do Guia Prático de Auditoria da Transição Energética, documento que está sendo discutido de forma coletiva para apoiar a atuação das ISC diante dos desafios e oportunidades da agenda climática e energética na região.
Foco em impacto e integração regional
Para enriquecer o debate, a especialista convidada e diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética, Rosana Santos, ressaltou que os investimentos em transição energética devem ser medidos não apenas financeiramente, mas pelo seu potencial de gerar bem-estar econômico, social e ambiental. Rosana reforçou, ainda, a necessidade de fortalecer a integração regional para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios comuns na América Latina e no Caribe. O Instituto E+ Transição Energética é o think tank brasileiro independente que atua como influenciador de políticas públicas.
Para o TCU, que preside a Coinfra, o encerramento do ciclo de discussões representa um momento de síntese e projeção para o futuro. Com base nas contribuições recebidas, a Coinfra avançará na consolidação de uma metodologia adaptada para orientar auditorias de desempenho e fortalecer o papel das ISC na promoção de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e coordenado em toda a região.