Conheça a política de convivência e uso nas redes sociais do TCU
As redes sociais do Tribunal tornaram-se um espaço de troca de informações. Nelas os usuários também podem participar com comentários, que devem obedecer a parâmetros de respeito e boa convivência
Por Secom
Resumo
As redes sociais do Tribunal tornaram-se um espaço de troca de informações. Nelas os usuários também podem participar com comentários, que devem obedecer a parâmetros de respeito e boa convivência

O Tribunal de Contas da União (TCU) atua em benefício da sociedade. Sua missão é aprimorar a gestão pública por meio do controle externo. Para se manter ao alcance do cidadão e prestar contas à população, o Tribunal está presente nas redes sociais, que se tornaram um espaço de convivência e de troca de informações. Por meio dos perfis do TCU, é possível acompanhar de perto o trabalho do Tribunal.
Os perfis oficiais do Tribunal foram criados não só para informar, mas também para estimular a participação popular. Assim, todos os comentários e interações dos usuários são sempre bem-vindos, porém estarão sujeitos à moderação e filtragem da equipe responsável pela comunicação do órgão. O objetivo é manter o exercício da cidadania sem abrir mão do respeito, da boa convivência e do diálogo.
Para guiar a conduta dos usuários em todos os perfis oficiais, serão excluídas as mensagens que:
Usem linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória, ofensiva ou de qualquer outra forma censurável.
Divulguem informações confidenciais e pessoais do autor ou de terceiros (endereços, nomes de familiares, números de telefones, de documentos de identificação, de cadastros, de valores recebidos ou qualquer outro dado que possa gerar exposição).
Configurem spam, “correntes”, links suspeitos que representem ameaça à segurança da instituição e de outros usuários.
Contenham ameaças, assédio, injúria, calúnia ou difamação ou configurem qualquer outra forma de ilícito penal.
Façam propaganda eleitoral, campanha político-partidária e que também caracterizem intuito comercial ou publicitário.
Promovam conteúdos falsos (fake news).
Mensagens repetidas postadas pelo mesmo autor.
O TCU reforça que não compartilha ou concorda com as opiniões expressas em qualquer mensagem publicada pelos usuários das redes, assim como não garante a sua veracidade ou confiabilidade.
Concordância com os termos de uso
Ao utilizar o espaço das redes sociais do TCU, o usuário estará ciente e de acordo com as regras de uso e de privacidade lá descritas. Em caso de descumprimento, a equipe responsável pela moderação poderá bloquear o usuário, de forma temporária ou definitiva, independentemente de justificativa, consulta ou aviso prévio. A depender do conteúdo da mensagem, o usuário estará sujeito à penalização nos termos da lei.
Serviço
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br