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Imprensa

Conheça a política de convivência e uso nas redes sociais do TCU

As redes sociais do Tribunal tornaram-se um espaço de troca de informações. Nelas os usuários também podem participar com comentários, que devem obedecer a parâmetros de respeito e boa convivência
Por Secom TCU
10/05/2022

800x600.pngO Tribunal de Contas da União (TCU) atua em benefício da sociedade. Sua missão é aprimorar a gestão pública por meio do controle externo. Para se manter ao alcance do cidadão e prestar contas à população, o Tribunal está presente nas redes sociais, que se tornaram um espaço de convivência e de troca de informações. Por meio dos perfis do TCU, é possível acompanhar de perto o trabalho do Tribunal.

Os perfis oficiais do Tribunal foram criados não só para informar, mas também para estimular a participação popular. Assim, todos os comentários e interações dos usuários são sempre bem-vindos, porém estarão sujeitos à moderação e filtragem da equipe responsável pela comunicação do órgão. O objetivo é manter o exercício da cidadania sem abrir mão do respeito, da boa convivência e do diálogo.

Para guiar a conduta dos usuários em todos os perfis oficiais, serão excluídas as mensagens que:

  • Usem linguagem inapropriada, obscena, caluniosa, grosseira, abusiva, difamatória, ofensiva ou de qualquer outra forma censurável.

  • Divulguem informações confidenciais e pessoais do autor ou de terceiros (endereços, nomes de familiares, números de telefones, de documentos de identificação, de cadastros, de valores recebidos ou qualquer outro dado que possa gerar exposição).

  • Configurem spam, “correntes”, links suspeitos que representem ameaça à segurança da instituição e de outros usuários.

  • Contenham ameaças, assédio, injúria, calúnia ou difamação ou configurem qualquer outra forma de ilícito penal.

  • Façam propaganda eleitoral, campanha político-partidária e que também caracterizem intuito comercial ou publicitário.

  • Promovam conteúdos falsos (fake news).

  • Mensagens repetidas postadas pelo mesmo autor.

O TCU reforça que não compartilha ou concorda com as opiniões expressas em qualquer mensagem publicada pelos usuários das redes, assim como não garante a sua veracidade ou confiabilidade.

Concordância com os termos de uso

Ao utilizar o espaço das redes sociais do TCU, o usuário estará ciente e de acordo com as regras de uso e de privacidade lá descritas. Em caso de descumprimento, a equipe responsável pela moderação poderá bloquear o usuário, de forma temporária ou definitiva, independentemente de justificativa, consulta ou aviso prévio. A depender do conteúdo da mensagem, o usuário estará sujeito à penalização nos termos da lei.

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300