Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Cooperação técnica define protocolo para compartilhamento de informações nos acordos de leniência

Acordo celebrado pelo TCU, CGU, AGU e MJSP, sob a coordenação do STF, visa conferir maior segurança jurídica aos acordos da Lei Anticorrupção
Por Secom TCU
06/08/2020

Quadro_resumo_padrao_cooperacao tecnica-01.jpg

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Mucio Monteiro, participou, nesta quinta-feira (6), de encontro telepresencial organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no qual foi celebrado acordo de cooperação técnica entre o TCU, a Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o STF, na qualidade de coordenador.

O acordo de cooperação técnica estabelece ritos e mecanismos de compartilhamento de informações entre as instituições envolvidas nos acordos de leniência previstos na Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). O objetivo é dar maior segurança jurídica aos acordos de leniência firmados e garantir a efetividade do instrumento de alavancagem investigatória e da recuperação de valores desviados da União.

Por meio do acordo de cooperação, o TCU terá acesso a informações que lhe permitirão calcular com celeridade o valor do dano ao erário, que poderá ser incluído nos termos do acordo de leniência para fins de quitação de débitos para com a União.

​Em sua fala, na reunião telepresencial, o presidente da Corte de Contas, ministro José Mucio Monteiro, afirmou: “trata-se do mais importante acordo de cooperação da minha vida. Nós servimos ao Brasil. Estou muito feliz por participar deste momento histórico, uma vez que esse acordo vai nos ajudar a construir o País que nós brasileiros merecemos”, ponderou o presidente do TCU.

“É de se notar que o Estado Democrático de Direito necessita de mecanismos de freios e contrapesos para o livre exercício dos poderes constitucionais. Sem dúvida que a atuação do controle externo é mecanismo essencial para a transparência e a legitimação democrática da atuação estatal, nos termos da Constituição”, acrescentou o ministro-presidente José Mucio Monteiro, parafraseando trecho do documento celebrado hoje.

Por sua vez, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, afirmou que, “no que tange à função estatal de prevenção e combate à corrupção, o ordenamento jurídico brasileiro é dotado de um sistema de múltiplas camadas de competências e responsabilidades, com independência relativa ou mitigada entre elas. E nesse sistema com múltiplas esferas de responsabilidade vários são os órgãos ou instituições públicas com atribuição e competência para exercer parcela do poder sancionatório do Estado, sem a existência de hierarquia ou subordinação entre eles”.

O ministro-presidente do STF destacou que a Lei Anticorrupção é nstituto jurídico novo, uma vez que tem apenas sete anos que foi sancionada. “Este acordo de cooperação inédito vem para ser um marco no combate à corrupção, pois favorece o diálogo interinstitucional, aperfeiçoa o acordo de leniência e lhe dá mais transparência e celeridade”, explicou o ministro Dias Toffoli, presidente da Suprema Corte.

Já o Advogado-Geral da União, José Levi Mello, defendeu, em sua fala, que o acordo de cooperação será instrumento fundamental na “higidez da coisa pública”. O ministro da Justiça, André Mendonça, entende que a assinatura do acordo representa “um momento histórico, uma vez que a Lei Anticorrupção e o acordo de leniência são os melhores instrumentos de combate à corrupção em nosso País”.

O ministro da CGU, Wagner Rosário, destacou que sob a vigência da Lei Anticorrupção já foram recuperados ativos superiores a R$ 13 bilhões. Acrescentou que a alavancagem investigativa fez com que mais de mil pessoas, físicas e jurídicas, tenham sido chamadas para serem ouvidas. “Todos nós estamos dando um passo sinérgico para melhorar o futuro do Brasil”, asseverou o ministro Wagner Rosário.

Em sua explanação, o ministro do STF Gilmar Mendes enalteceu a assinatura do acordo de cooperação por considerá-lo “extremamente importante para tornar mais efetivos os esforços de combate à corrupção em todo o Brasil”.

Acompanharam a assinatura do acordo de cooperação, pelo TCU, a vice-presidente, ministra Ana Arraes, e os ministros Benjamin Zymler, Aroldo Cedraz e Bruno Dantas.

Conheça o acordo de cooperação técnica.

Serviço

Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300