Imprensa
Cristina Machado é reconduzida ao cargo de procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, na última sexta-feira (14/7), decreto oficial reconduzindo Cristina Machado da Costa e Silva ao cargo de procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU). O mandato é de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
Na instituição desde 1995, desempenhando papéis de destaque ao longo de sua carreira, Cristina Machado foi empossada como procuradora-geral do MPTCU pela primeira vez no dia 23 de agosto de 2017. Seu mandato tem sido marcado pelo foco na reestruturação e modernização administrativa, gerencial, tecnológica e institucional do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União.
Sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em 130 anos de existência do MPTCU, sua nomeação é considerada marco histórico, superando limitações de gênero e abrindo caminhos para um futuro de maior inclusão e igualdade no Tribunal.
Atribuições
O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) desempenha papel fundamental no sistema de controle externo das contas públicas no Brasil. O cargo está relacionado ao controle externo das contas públicas e à defesa do interesse público, contribuindo para a transparência, a eficiência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos no âmbito federal.
O procurador-geral do MPTCU tem a missão de defender o interesse público nas matérias de competência do Tribunal de Contas da União, buscando assegurar que os recursos públicos sejam utilizados de maneira adequada, que os gestores prestem contas de suas ações e que sejam adotadas medidas corretivas em caso de irregularidades.