Data talk: o assunto é análise de dados.
Evento inaugural: Extraindo o valor estimado em editais de licitações públicas
Por Secom
Resumo
Evento inaugural: Extraindo o valor estimado em editais de licitações públicas
A Secretaria de Gestão da Informação para o Controle Externo (Seginf), por meio da Diretoria de Gestão de Informações Estratégicas (DGI), e o Instituto Serzedello Corrêa (ISC), por meio do Centro de Invoação e Pesquisa (CePI), laçam um ciclo de apresentaçãoes sobre análise de dados.
Essas apresentações serão organizadas em formato de “talks”. Esse formato de apresentação foi popularizado pela organização “TED Talks”. Talks são apresentações relativamente informais, curtas e densas. A intenção é transmitir um conhecimento relevante de forma agradável e ágil.
O objetivo desse ciclo de apresentações é o de estimular o compartilhamento de experiências de aplicações das técnicas de análise de dados no TCU. O evento foi batizado de "Data Talk: o assunto é análise de dados". Data Talk pode significar “os dados falam” e/ou “falando sobre dados”,
As apresentações deverão ocorrer às quintas-feiras, a cada duas semanas, e terão cerca de 30 minutos de duração. Dois dos princípios do Programa de Capacitação em Análise de Dados são: comodidade para os participantes e abrangência geográfica. Por esse motivo, os talks serão transmitidos via streaming para os estados e sua gravação será disponibilizada para aqueles que quiserem ver (ou rever) em momento posterior.
Para inauguração desse primeiro ciclo de Data Talk, será apresentado o evento a seguir:
Tema: Extraindo o valor estimado em editais de licitações públicas
Apresentador: servidor Edans Flavius de Oliveira Sandes, da Seginf/DGI. O servidor possui graduação, mestrado e doutorado na área da ciência da computação pela Universidade de Brasília.
Local: sala 248 do anexo III. Como dito anteriormente, o evento também será transmitido via streaming.
Data e hora: nesta quinta-feira, dia 2 de junho às 14h.
Resumo: a verificação de indícios de irregularidades em uma licitação pode ser mais efetiva caso seja feita assim que seu edital for publicado. Deste modo, pode-se atribuir tempestivamente um fator de risco a este certame considerando a gravidade dos indícios encontrados e a materialidade da licitação. O valor global estimado de uma licitação pode ser obtido no SIASG, cujos dados são recebidos pelo TCU mensalmente. Entretanto, essa periodicidade alargada poderia ser suficiente para comprometer a tempestividade da análise de risco. Esta apresentação abordará técnicas de mineração de texto e aprendizado de máquina que permitem extrair do texto de um edital o valor que foi estimado pelo órgão.
Convidamos a todos para participarem submetendo à DGI propostas de apresentações de experiências que tenham desenvolvido com técnicas ou ferramentas de análise de dados. A participação dos servidores, tanto como ouvintes, quanto como apresentadores, é muito importante para que ocorram outros ciclos de talks. Participem!