Pular para o conteúdo principal

Notícias

Destaques 2013: Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse apresenta inconsistências

O tribunal identificou inconsistências na base de dados do Sincov, sistema que controla repasses voluntários de recursos da União

Por Secom

Resumo

O tribunal identificou inconsistências na base de dados do Sincov, sistema que controla repasses voluntários de recursos da União

Ao realizar auditoria no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou diversas inconsistências nos dados dos convênios registrados. O Sincov é utilizado pela União para controlar transferências voluntárias de recursos a Estados, Distrito Federal, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos.

A avaliação constatou que 65 entidades privadas sem fins lucrativos foram cadastradas no Siconv sem observância do período mínimo de três anos de inscrição no CNPJ. E em cerca de 43% dos registros de convênios/contratos de repasse, há ausência de cadastramento no sistema de parecer sobre o plano de trabalho. A auditoria ainda apontou inconsistência de dados relativos a projetos básicos e termos de referência, falhas na prestação e na análise das contas dos convênios.

Outra situação encontrada é o repasse de recursos para entidades privadas sem fins lucrativos cujo dirigente é agente político ou cujos dirigentes tinham restrições perante o TCU. Também foram detectadas transferências sem chamamento público e pagamentos em data anterior ao início da vigência do convênio, além de repasses para entidades inadimplentes.

O TCU determinou ao Ministério do Planejamento que implemente ações de controle,  visando ao aperfeiçoamento da gestão e do funcionamento do Siconv, bem como oriente os responsáveis pelo cadastro e pela transferência de recursos sobre a adoção de procedimentos para reduzir o risco de novas desconformidades com a legislação. O ministério também foi orientado da necessidade de integração do Siconv com outras bases de dados da administração pública federal, com o objetivo de aprimorar os controles existentes sobre as transferências voluntárias realizadas pela União. A relatora do processo é a ministra Ana Arraes.

Serviço: Processo: TC 007.657/2012-9 Acórdão: 2550/2013-TCU-Plenário Sessão: 18/9/2013 Secom - GC Tel.: (61) 3316-5060 E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook.

Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU pelo portal ou ligue para 0800-6441500.

Voltar ao topo