Diretor-geral da FAO recebe presidente Bruno Dantas em Roma
Autoridades abordaram a cooperação entre organizações no combate à pobreza, à fome e às mudanças climáticas
Por Secom
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, foi recebido, na manhã desta sexta-feira (12/4), pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Qu Dongyu, na sede da instituição, em Roma, na Itália.
Durante a reunião, Dantas ressaltou a importância do combate à fome e à pobreza e do enfrentamento às mudanças climáticas, no contexto global. Ele informou a Dongyu sobre as medidas que tem adotado em prol dessas agendas, tanto à frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai) quanto da presidência brasileira do SAI20, grupo de engajamento que reúne as instituições superiores de controle do G20.
O presidente do TCU destacou a iniciativa ClimateScanner como fundamental para identificar os maiores desafios enfrentados pelos governos nas questões relacionadas ao clima, bem como suas conquistas. A plataforma vai permitir o monitoramento das ações realizadas pelos governos no enfrentamento à crise climática, além de proporcionar informação precisa e relevante à sociedade.
Dantas acrescentou também que a Iniciativa para o Desenvolvimento da Intosai (IDI) está construindo metodologia global para realizar auditorias abrangentes sobre ações de adaptação às alterações climáticas. Ele falou, ainda, sobre a auditoria de performance que o TCU conduz, no momento, nas políticas brasileiras para avaliar a implementação de práticas agrícolas de baixo carbono.
Diálogo sobre ClimateScanner e apoio técnico a SAI20
O diretor-geral da FAO assinalou o apoio da organização a iniciativas como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada pela presidência brasileira do G20. Ele compartilhou preocupação com a questão climática e reconheceu a importância das instituições de controle para construir e utilizar indicadores transparentes e confiáveis de eficiência, efetividade e entrega de políticas públicas nessas áreas.
Nesse contexto, Dongyu manifestou o interesse da FAO em estabelecer diálogo sobre o ClimateScanner e oferecer apoio técnico às discussões em curso no SAI20. Ele garantiu, ainda, que acompanhará as iniciativas da Intosai previstas para este ano, no âmbito da COP29 (conferência de mudança do clima da ONU), que será realizada no Azerbaijão, em novembro.
Dantas convidou o diretor da FAO para participar da Cúpula SAI20, em junho, em Belém (PA), e colocou-se à disposição para ampliar a sinergia e a cooperação entre as organizações.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom- IG/va
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br