Imprensa
Em encontro internacional, instituições superiores de controle debatem a profissionalização dos auditores
Na terça-feira (14/11), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), ministro Bruno Dantas, participou da abertura do “IDI Global Summit for Professionalisation of SAI Auditors”. O encontro foi realizado pela Iniciativa de Desenvolvimento da Intosai (IDI), em Londres, na Inglaterra, e terminou na quarta-feira (15/11).
A cúpula abordou temas como, por exemplo, tendências emergentes, profissionalização dos auditores – com foco no programa de educação profissional para auditores (PESA, do inglês Professional Education for SAI Auditors) –, e requisitos para estabelecer e manter práticas de auditoria eficazes em diversos contextos. A reunião marcou também o lançamento do “Center for SAI Audit Professionals”, espaço que funcionará como hub para auditores aprimorarem sua competência profissional.
Em seu discurso, o presidente destacou a importância da qualificação constante dos auditores das instituições de controle e a necessidade de adaptação a mudanças. “Acredito que a profissionalização contínua dos auditores é inquestionável, especialmente em um mundo em transformação. A capacidade de se adaptar a ambientes dinâmicos, dominar padrões em evolução e gerenciar eficazmente os riscos são competências essenciais para os auditores. A natureza em permanente evolução da auditoria exige que esses profissionais sejam ágeis, bem informados e adaptáveis”, afirmou.
O auditor-geral da instituição superior de controle (ISC) do Reino Unido, Gareth Davies, o diretor-geral da IDI, Einar Gørrissen, a vice-diretora geral do departamento de ISC Profissionais e Relevantes da IDI, Archana Shirsat, e representantes de instituições de controle de vários países também participaram do encontro.
Programa de educação profissional para auditores
Um dos pontos discutidos no encontro foi a iniciativa Professional Education for SAI Auditors, ou PESA, criada para aprimorar as habilidades e competências dos auditores das instituições de controle e prepará-los para enfrentar desafios na atuação em auditoria. O programa é baseado em uma estrutura de educação, avaliação e reflexão (EAR).
Os participantes têm acesso aos materiais de aprendizagem no ambiente on-line. Depois de concluírem as atividades obrigatórias, estão aptos a fazerem dois exames. Os que atingem a nota mínima de 65% recebem o atestado de auditor certificado pela IDI. Em junho deste ano, três auditores do TCU receberam os certificados emitidos pela IDI da versão piloto do programa de desenvolvimento profissional. Mais 17 auditores do Tribunal estão passando pelo processo de certificação.
“Isso ilustra o compromisso firme do TCU com o programa e sua intenção de persistir na jornada de aprimoramento das capacidades de seus auditores. Acreditamos firmemente que o auditor bem preparado e altamente qualificado é não apenas um ativo para a instituição, mas também a base do processo de auditoria robusto e eficaz”, pontuou Dantas.
Centro para profissionais de auditoria
Durante o encontro, a IDI também lançou o “Center for SAI Audit Professionals”, um hub para auditores aprimorarem suas competências profissionais. “Será mais do que apenas uma instalação, servindo como centro para experimentação, inovação e aprendizado. Os auditores poderão adquirir qualificações profissionais, buscar a excelência e construir redes valiosas como parte da iniciativa mais ampla para promover a profissionalização das instituições de controle. As atividades do centro serão expandidas, garantindo que os auditores em todo o mundo tenham acesso a recursos e suporte para se destacarem em seus papéis”, ressaltou o ministro.
Saiba mais sobre o “IDI Global Summit for Professionalisation of SAI Auditors” clicando aqui.