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Imprensa

Em três anos, fiscalização encontra dois milhões de benefícios do INSS com problemas graves

Por meio de um convênio firmado entre o TCU e o instituto para transferência de dados, foram identificados acumulação irregular de benefícios, benefícios pagos a pessoas que não cumpriam os requisitos legais, pagamentos calculados a maior e a beneficiários falecidos
Por Secom TCU
18/12/2018

Um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para a transferência da base de dados do INSS para o TCU, de forma não onerosa, já gerou dez processos. A parceria, que vem desde 2013, viabiliza a Fiscalização Contínua de Benefícios (FCB), com metodologia iniciada em 2015. Nos três primeiros ciclos (2015, 2016, 2017) de fiscalização da concessão, manutenção e pagamento de benefícios sociais foram identificados mais de dois milhões de casos com problemas considerados graves.

Segundo o secretário de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social (SecexPrevidência), Fábio Granja, o convênio viabiliza a FCB realizada pela secretaria, a qual é aplicada às funções de governo da Previdência Social, Trabalho e Assistência Social. A parceria tem sido tão produtiva que, no dia 13 de dezembro último, o acordo entre o TCU e o INSS foi renovado por mais cinco anos.

Na análise de tipologias (problemas considerados graves) realizada pela SecexPrevidência foram identificadas situações relacionadas à acumulação irregular de benefícios; benefícios pagos a pessoas que não cumpriam os requisitos legais; pagamentos calculados a maior; e pagamentos a beneficiários falecidos, entre outros. Foram mais de dois milhões de benefícios identificados, envolvendo valores diversos nos três ciclos. Somente em 2017 (Ciclo 3), foram mais de R$ 2,5 bilhões referentes apenas à Previdência Social.

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A fiscalização sobre a concessão, manutenção e pagamento de benefícios sociais permitiu, durante os três primeiros ciclos da FCB, a realização de trabalhos como: a criação de painel com informações relativas à Previdência Social, o Observatório da Previdência Social; o desenvolvimento de modelo de mineração de dados para identificar pagamentos indevidos ou fraudulentos; a criação de estimação do índice de pagamentos indevidos pelo INSS; e a avaliação do processo de atestes do pagamento do Programa Bolsa Família.

 

Conheça os dez processos julgados ou ainda em tramitação:

Deliberações do TCU

Função/Ciclo

Acórdãos

Data da sessão

Relator

TC

Previdência Ciclo1

718/2016-Plenário

30/3/2016

Ministro Vital do Rêgo

010.947/2015-9

Previdência Ciclo2

1.057/2017- Plenário

24/5/2017

Ministro Vital do Rêgo

016.216/2016-4

Previdência Ciclo3

1.057/2018- Plenário

9/5/2018

Ministro-substituto

André Luis de Carvalho

017.519/2017-9

Trabalho Ciclo1

1.181/2016- Plenário

11/5/2016

Ministro-substituto

Weder de Oliveira

022.036/2015-6

Trabalho Ciclo2

1.058/2017- Plenário

24/5/2017

Ministro Vital do Rêgo

016.474/2016-3

Trabalho Ciclo3

1.343/2018- Plenário

13/6/2018

Ministro Benjamin Zymler

020.992/2017-3

Assistência Ciclo1

1.009/2016- Plenário

27/4/2016

Ministro-substituto

Weder de Oliveira

030.760/2015-1

Assistência Ciclo2

1.344/2017- Plenário

28/6/2017

Ministro-substituto

Weder de Oliveira

012.474/2016-9

Assistência Ciclo3

(não julgado)

Ministro-substituto

André Luis de Carvalho

020.222/2017-3

FCB Social

(em execução)

Ministro José Mucio Monteiro

021.408/2018-1

Unidade responsável: Secex/Previdência.

 

Fiscalização Contínua de Benefícios Sociais

Secom 

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

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