Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Equipe do TCU começa etapa presencial de auditoria em escritórios da ONU

Auditores brasileiros fiscalizam o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC) e o Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV)
Por Secom TCU
30/10/2024

Categorias

  • Relações Exteriores

A equipe de auditoria da Secretaria de Controle Externo da Organização das Nações Unidas (SecexONU/TCU), responsável por fiscalizar o Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC), e o Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), Áustria, iniciou, em setembro, a etapa presencial do trabalho.

A auditoria integra o mandato do Tribunal de Contas da União (TCU) no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), e sua atuação abrange a análise de controles internos relacionados a aspectos financeiros, com o objetivo de assegurar eficiência, transparência e boa aplicação dos recursos desses dois escritórios.

No UNODC, a equipe vai avaliar os ciclos contábeis de investimentos, aquisições de bens e contratações de serviços, arrecadação de contribuições voluntárias, parcerias para implementação de programas, despesas de pessoal com funcionários próprios e contratados, transações com contraprestação, imobilizado e orçamento regular do escritório. Todas essas ações visam identificar os riscos desses processos e os controles instituídos pela organização.

Os resultados vão auxiliar o planejamento da auditoria das demonstrações contábeis elaboradas pelo UNODC, relativas ao exercício de 2024, prevista para ocorrer em maio de 2025.

Já no caso do UNOV, a missão é aprofundar o entendimento da organização e seu ambiente, do sistema de controle interno e dos processos de trabalho relevantes. O resultado da auditoria servirá de subsídio para a avalição das contas do Secretariado da ONU.

Em conjunto, UNODC e UNOV estão presentes em 107 países e contam com 137 escritórios físicos no mundo todo. Reúnem 2.107 funcionários e tiveram um orçamento de US$ 429,70 milhões em 2023.

img_01b.png

A reunião de abertura, ocorrida em Viena, teve a participação do secretário da SecexOnu, Eduardo Fávero, de forma remota, e da secretária-adjunta da unidade, Maria Camila Dourado. Representaram o UNODC e o UNOV o diretor de Administração, Dennis Thatchaichawalit, e a chefe do departamento de Finanças, Monica Hemmerd.

Segurança e paz

O UNODC contribui para o alcance da segurança e paz global, desenvolvimento sustentável e respeito aos direitos humanos por meio do combate às drogas, ao crime organizado, à corrupção e ao terrorismo. O escritório apoia os Estados-Membros da ONU por meio de sua expertise normativa, pesquisa, programas regionais e globais, além da rede de escritórios espalhados pelo globo.

O UNOV está intimamente associado ao UNODC. Além de gerenciar e implementar o programa das Nações Unidas sobre os usos pacíficos do espaço sideral, também é responsável pelo fornecimento de outros serviços. Entre eles, estrutura e organização de conferências, informação, segurança e proteção, aquisição e serviços de suporte geral para as organizações localizadas no Vienna International Centre (VIC), também conhecido como Cidade da ONU, em Viena.

img_02.png

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – GC/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300