Pular para o conteúdo principal

Notícias

Equipe que fiscaliza ONU alinha estratégias para auditorias de missões de paz em 2025

Reunião no ISC promove integração entre equipes e reforça protagonismo internacional do TCU

Por Secom

Resumo

Reunião no ISC promove integração entre equipes e reforça protagonismo internacional do TCU

Termina nesta quarta-feira (30/7) a primeira reunião de planejamento integrada das equipes responsáveis pelas auditorias das operações de paz das Nações Unidas em 2025. Realizado no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), o encontro reuniu auditores designados para as missões no Kosovo (UNMIK), Líbano (UNIFIL) e Chipre (UNFICYP), além de supervisores e dirigentes da Secretaria de Controle Externo das Nações Unidas (SecexONU).  

GEN_1146.JPG

 

Em dois dias de atividades, os participantes alinharam procedimentos, fortaleceram a colaboração entre as equipes e compartilharam aprendizados obtidos nas auditorias realizadas em 2024. A programação incluiu reunião virtual com auditores da França e da China — países que, junto com o Brasil, integram o Conselho de Auditores da ONU –, debates sobre riscos e práticas comuns e sessões de lições aprendidas. Um dos focos da discussão foi o documento orientador (guidance) que estabelece diretrizes técnicas e padrões operacionais para as auditorias das missões de paz.

 

Para o secretário da SecexONU, Eduardo Favero, o trabalho desenvolvido pelo TCU nas auditorias das Nações Unidas tem evidenciado a qualidade técnica e a capacidade de adaptação do Brasil no cenário internacional. Ele relembrou que a primeira missão enviada ao Kosovo, há um ano, marcou uma nova etapa de amadurecimento institucional. “Desde então, avançamos muito no planejamento, na execução e na revisão dos trabalhos. Foi uma curva intensa de aprendizado, que envolveu desde a atuação em campo até a adaptação aos protocolos específicos”, destacou.  

GEN_1362.JPG

 

Favero também ressaltou que a experiência vai além dos aspectos técnicos: “Esse trabalho é para o TCU, para o Brasil e para nós, auditores. É uma oportunidade fantástica de conhecer e aplicar padrões internacionais de auditoria, desenvolver novas competências e entender o papel fundamental da comunicação, da negociação e da diplomacia nesse tipo de missão.”

 

Como o TCU atua nas auditorias de missões de paz

 

O Brasil, por meio do TCU, realiza auditorias financeiras e de gestão nas missões de paz da ONU. São elas:

  • UNMIK – Missão de Administração Interina das Nações Unidas no Kosovo
  • UNIFIL – Força Interina das Nações Unidas no Líbano
  • UNFICYP – Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre

 

Integrante do Conselho de Auditores da ONU, ao lado de França e China, o Brasil, por meio do TCU, verifica a regularidade dos demonstrativos financeiros, analisa a eficiência na aplicação de recursos e propõe recomendações para o aprimoramento da governança. Avalia-se também a implementação de recomendações de auditorias anteriores.

 

Participam das missões de paz em 2025, sob a supervisão dos auditores da SecexONU Bruno Medeiros Papariello e Lucas Oliveira Gomes Ferreira:

UNMIK – Kosovo: Ana Paula Smidt Nardelli, Arlene Costa Nascimento, Gabriel Dias Dória, Jean Carlo Correia Firmino e Vinicius Zacarias Madela.

UNIFIL – Líbano: Getulio Martins Padilha Júnior, José Arimathea Valente Neto, Jordana Farias Pereira, Luciano Aires Teixeira, Ricardo Broegaard Jonas e Vitor Forjaz Rodrigues Caldas.

UNIFICYP – Chipre: Alessandra Pereira de Melo, Cynthia de Freitas Queiroz Berberian, Regivalder Pereira da Silva, Renata Silveira Carvalho e Robson Hugo Araújo dos Santos.

 

Conselho de Auditores da ONU

Em julho de 2024, o Brasil, representado pelo TCU, assumiu mandato no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao lado das instituições superiores de controle (ISC) da França e da China, a Corte de Contas brasileira realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz. O trabalho também inclui a emissão de recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

Além do Unicef, o Brasil audita os seguintes organismos da ONU: Entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar), Universidade das Nações Unidas (UNU), Fundo de Pensão Conjunto dos Funcionários das Nações Unidas (UNJSPF), Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Mecanismo Internacional Residual para Tribunais Penais (IRMCT) e missões de paz no Líbano (UNIFIL), em Chipre (UNFICYP) e no Kosovo (UNMIK).

Leia também: Tribunal apresenta resultados de auditoria ao Comitê Consultivo de Supervisão do UNFPA

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – DG/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo