Imprensa

05/11/18 19:05

#EuFiscalizo: o que fazem os bancos públicos?

Conheça o papel dos bancos públicos federais na promoção de políticas de desenvolvimento
GettyImages-689401666 _1_.jpg

O #EuFiscalizo do mês de novembro mostra a atuação de bancos públicos federais para promover o desenvolvimento econômico e social do país. Reportagens e entrevistas mostram políticas públicas de acesso a crédito e fomento de atividades econômicas, especialmente para pequenos empresários e pessoas de baixa renda. A entrevista especial é com o economista e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Sorbonne Mário Lisboa Theodoro, que fala sobre sigilo bancário, perspectivas para as políticas públicas e o papel dos bancos no cenário econômico-social.

 

A fundadora e proprietária da marca de roupas So Cute, Karoliny Buhcool, sentiu a necessidade de fazer um empréstimo no valor de R$ 60 mil para expandir o comércio da sua produção, iniciada de forma artesanal, em casa. E fez isso em um dos bancos públicos federais. Para mostrar como essas instituições financeiras cumprem o papel de promover o desenvolvimento, o #EuFiscalizo trata da atuação de três deles.

 

Criado em 1954, atualmente o BNDES é o principal instrumento do governo federal para o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos da economia brasileira. A reportagem explica como o trabalho do Tribunal de Contas da União (TCU) têm permitido o aumento da transparência nas operações financeiras do banco e melhorias nos processos internos. O secretário de Controle Externo da Administração Indireta, Carlos Borges, fala sobre o assunto.

 

Já a Caixa Econômica Federal é o principal agente financeiro associado ao governo na execução de políticas públicas. Com ampla atuação no financiamento de projetos de habitação, a Caixa opera o Programa Minha Casa, Minha Vida, principal política pública do setor no país.

 

Com mais de 5 mil agências espalhadas pelo país, o Banco do Brasil possui cerca de dois milhões de clientes atendidos. Esta edição mostra os projetos de apoio aos microempreendedores, em especial o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Esta e outras edições do #EuFiscalizo estão disponíveis no portal TCU, no canal do TCU no YouTube e são transmitidas aos finais de semana pela TV Senado e pela TV Câmara.

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500