Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

I Seminário da Rede Equidade vai debater direitos humanos na gestão pública

O evento acontece na próxima segunda-feira (12/12), no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em formato presencial e on-line
Por Secom TCU
07/12/2022

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Rede Equidade realiza o primeiro grande evento do grupo desde a sua criação, em março deste ano. O “I Seminário Rede Equidade – Direitos Humanos na Gestão Pública: Diversidade, Equidade e Inclusão” acontece na próxima segunda-feira (12/12). O evento marca o início dos esforços dos integrantes da rede para promover o debate da temática na gestão pública.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Senado Federal lideram a organização do evento, com apoio do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB), quatro dos 11 órgãos da administração pública federal que fazem parte da Rede Equidade.

O seminário acontecerá no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), das 9h às 17h30, em formato presencial e on-line. As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do TCU no YouTube. A reunião tem como objetivo cumprir a meta, definida no Plano de Ação da Rede Equidade (eixo gestão da diversidade), de promover um seminário anual envolvendo a alta administração, para compartilhamento de boas práticas.

Além dos 11 órgãos federais que fazem parte da rede, também estarão presentes representantes de organismos internacionais, como a Agência das Nações Unidas (ONU), Organizações não governamentais (ONGs), Agência da ONU para Refugiados, entre outros.

 

O Seminário

A abertura do evento contará com autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na sequência, a consultora sênior de diversidade e inclusão da ONG Mais Diversidade, Janaína Nolasco Gama, fará palestra sobre diversidade, equidade e inclusão e suas dimensões na esfera pública.

O primeiro painel do dia, ainda na parte da manhã, vai tratar das boas práticas na gestão da diversidade, da equidade e da inclusão no setor público, abordando assuntos como a reversão de multas em práticas de equidade no Ministério Público do Trabalho; o diagnóstico organizacional de equidade, diversidade e inclusão no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; e cotas em contratos de terceirização do Senado Federal. Ele será moderado pela coordenadora do Comitê de Equidade, Diversidade e Inclusão do TCU e representante do órgão na Rede Equidade, Marcela de Oliveira Timóteo.

Na parte da tarde, o seminário terá dois painéis: no primeiro, estão previstos debates sobre diversidade, equidade e inclusão impulsionando a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas organizações. O último painel do dia terá um debate sobre mulheres refugiadas e direitos humanos.

 

Confira a programação na íntegra e faça sua inscrição nos endereços a seguir:

 

Sobre a Rede Equidade

A Rede Equidade foi lançada em março deste ano por iniciativa do Senado Federal em parceria com outras instituições, entre elas o TCU. Trata-se de um programa de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas que buscam a inclusão e diversidade. O objetivo é contribuir para o alcance da igualdade social no País

A iniciativa busca, inicialmente, unir órgãos e pessoas que compartilham esses ideais comuns. Ela reúne 11 instituições públicas federais que, por meio de acordos de cooperação técnica, promovem ações conjuntas na temática inclusão e diversidade, com foco em gênero e raça.

Além do TCU, a rede é integrada pelo Superior Tribunal de Justiçã (STJ), Senado Federal, Câmara dos Deputados, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB), Ministério das Minas e Energia (MME), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

 

 

 

Serviço

Seplac/Secom

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300