Inscrições abertas para o seminário internacional "O futuro da auditoria pública"
Servidores e acadêmicos brasileiros e internacionais que atuam no ambiente de controle podem participar do evento gratuitamente
Por Secom
Resumo
Servidores e acadêmicos brasileiros e internacionais que atuam no ambiente de controle podem participar do evento gratuitamente
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Seminário Internacional "O Futuro da Auditoria Pública: dados, inovação e cidadania", que será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, das 9h às 18h, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília (DF). O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo ISC e pretende promover discussão sobre as tendências da auditoria no setor público. As inscrições são gratuitas.
No Seminário, serão apresentados trabalhos nacionais e internacionais produzidos a partir dos eixos temáticos: auditoria pública centrada no cidadão; competências e cultura do auditor do futuro; abordagens inovadoras na auditoria do setor público: casos e lições aprendidas; e inteligência artificial e transformação digital na auditoria pública.
O Seminário conta, ainda, com palestrantes de renome, como Nelson Shack, ex-controlador geral do Peru, e Silvio Meira, um dos maiores especialistas em inovação do Brasil. Será uma oportunidade única para debater o futuro da auditoria pública com representantes de instituições de controle e universidades nacionais e internacionais.
Prorrogado o prazo para submissão de trabalhos!
Você pode submeter seu trabalho para o seminário até o dia 1º de setembro. Portanto, se produziu ou participou de estudos, cases de sucesso ou pesquisas sobre auditoria pública, esta é sua chance de destacar seu trabalho e contribuir para o avanço da área.
Os trabalhos devem ser submetidos na forma de artigos (short papers) de, no máximo, quatro páginas, escritos em português, inglês ou espanhol. Eles serão avaliados pela comissão julgadora, de acordo com a adesão aos eixos temáticos do evento e a experiência dos(as) autores(as) na área.
Esta é uma excelente oportunidade para destacar sua pesquisa e contribuir com o avanço da auditoria pública. Esperamos sua participação para enriquecer os debates e construir, juntos, o futuro da nossa área!
Conheça algumas iniciativas inspiradoras
No dia 4 de agosto, foi realizado o webinário de aquecimento para o Seminário Internacional. O evento, que reuniu especialistas de diversas instituições, abordou temas inovadores e estratégicos, com foco em dados, inovação e cidadania. O encontro foi um convite à reflexão e à troca de experiências, preparando o terreno para discussões ainda mais profundas que ocorrerão em outubro.
O servidor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TC-PE) Elmar Pessoa apresentou o projeto "Transportando Nosso Futuro", do TCE-PE, ação estratégica de controle externo para combater as graves irregularidades no transporte escolar municipal. A iniciativa adotou metodologia multifásica que inclui fiscalizações ordenadas, uso de tecnologia (checklists eletrônicos, painéis BI), capacitação de gestores e indução de melhorias. Os resultados incluem aumento de 176% em veículos regularizados, economia de R$ 4 milhões e a aquisição de mais de 2 mil novos ônibus, aumentando a segurança de milhares de alunos.
O servidor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) Azor El Achkar compartilhou a experiência do TCE-SC no uso de inteligência artificial generativa (ChatGPT 4.0) em auditorias. A IA foi utilizada para analisar documentos, interpretar normas e estruturar relatórios em três estudos de caso envolvendo empresas estatais. A apresentação demonstrou os ganhos em agilidade e profundidade analítica, além de discutir as lições aprendidas. No entanto, Azor alertou para os limites de uso da tecnologia, destacando a necessidade da curadoria e de haver definição de diretrizes éticas para sua utilização.
A servidora do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) Emanuele Cristina Afonso apresentou o projeto "Transformando Palavras em Compreensão", do TCE-RO, que adota a linguagem simples para tornar a comunicação institucional mais acessível. A iniciativa redesenhou documentos processuais com vocabulário claro e elementos visuais, e criou resumos de decisões relevantes para o cidadão. A iniciativa resultou em maior acessibilidade, em aumento nas respostas às comunicações e na replicação do modelo em outros tribunais. Emanuele destacou que a linguagem simples mantém o rigor jurídico, mas facilita a compreensão.
A professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Natallya Levino trouxe uma reflexão sobre racismo institucional no SUS. A pesquisa de mestrado, ainda em andamento, investiga a ausência da pauta do racismo institucional nos planos de auditoria dos órgãos de controle do Brasil. Dados preliminares de uma pesquisa com 61 órgãos revelam que a maioria nunca realizou ações específicas sobre o tema no SUS. O estudo propõe a utilização da Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology - SSM) para diagnosticar as barreiras e desenvolver modelos práticos, a fim de que a auditoria do SUS incorpore o recorte racial.
--------------------------------------------------------------------------
SERVIÇO
Secom - LS/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br