Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Instituições de controle com funções jurisdicionais realizam assembleia na França

Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI) foi constituída como ente filiado à INTOSAI
Por Secom TCU
08/10/2024

Categorias

  • Relações Exteriores

WhatsApp Image 2024-10-08 at 13.37.13.jpeg

A Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI) realizou sua primeira assembleia geral nesta terça-feira (8/10), em Paris, na França. O encontro reuniu instituições superiores de controle (ISC) com funções jurisdicionais para constituir a JURISAI como organismo afiliado à Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI).

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da INTOSAI, ministro Bruno Dantas, participou da assembleia inaugural. Em seu discurso, destacou a importância da jornada de cooperação e comprometimento entre as ISC. Para Dantas, a nova instituição é uma ferramenta para elevar o nível de entrega de valor das ISC com funções jurisdicionais.

WhatsApp Image 2024-10-08 at 13.37.12.jpeg

“A JURISAI nos ajudará a demonstrar o poder do nosso modelo jurisdicional no fomento à transparência e à responsabilidade. Ao lidar diretamente com as responsabilidades públicas em nossas atividades, reforçamos o papel vital que a supervisão jurisdicional desempenha na afirmação dos direitos públicos, na melhoria da governança, na proteção dos recursos públicos e na manutenção da confiança pública”, declarou o ministro.

ESTRUTURA DA JURISAI

Neste primeiro mandato, a Corte de Contas da França preside a organização, enquanto a secretaria-geral fica a cargo do Marrocos. A primeira vice-presidência é ocupada por Portugal e a segunda vice-presidência está sob responsabilidade do Brasil.

Como segundo vice-presidente, o Brasil lidera o Comitê de Finanças, Administração e Comunicação. A Itália coordena o Comitê das Procuradorias Públicas, e o Senegal está à frente do Comitê de Desenvolvimento de Capacidades. O Conselho Diretivo é formado por Angola, Espanha, Mauritânia e Djibouti.

Atualmente, a JURISAI reúne 30 membros plenos: França, Marrocos, Brasil, Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Costa do Marfim, Equador, Grécia, Guiné-Bissau, Itália, Mali, Portugal, Senegal, Espanha, Chade, União Econômica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA), Djibouti, Bélgica, Turquia, Argélia, Andorra, Chile, Irã, Togo, São Tomé e Príncipe, Haiti, Mauritânia e Polônia.

O ex-presidente da instituição superior de controle portuguesa, José Tavares, que encerrou seu mandato nesta segunda-feira (7/10), foi eleito primeiro membro honorário da JURISAI.

PLANO ESTRATÉGICO

O ministro Bruno Dantas apresentou o Plano Estratégico da JURISAI, desenvolvido por meio de força-tarefa formada pelo Brasil, França, Equador, Itália, Marrocos, Portugal, Espanha e Angola.

Para que o documento atenda diferentes necessidades, também foram realizadas consultas com 52 países, além da Iniciativa de Desenvolvimento da INTOSAI (IDI), Organização Africana das Instituições Superiores de Controle de Língua Inglesa (AFROSAI-E) e Organização Árabe das Instituições Superiores de Controle (ARABOSAI).

O plano é estruturado em três objetivos: fomentar o compartilhamento de conhecimento e a colaboração, fortalecer atividades de capacitação e desenvolvimento, e destacar os benefícios do modelo jurisdicional na INTOSAI. Os objetivos são sustentados por metas e resultados esperados, detalhando a rota para o avanço das funções jurisdicionais.

“O Plano Estratégico do JURISAI não é apenas um produto de trabalho técnico, mas um testemunho do poder da colaboração. Ele reflete as contribuições de ISC e partes interessadas de todo o mundo e estabelece o cenário para o futuro em que as funções jurisdicionais sejam reconhecidas e celebradas como contribuintes essenciais para a boa governança”, afirmou Dantas.

JURISAI

A JURISAI foi criada para estabelecer uma base comum para abordar os desafios dentro dos modelos jurisdicionais, promover normas e orientações colaborativas para atividades de jurisdição, defender o modelo jurisdicional por meio de esforços unificados e contribuir para o reconhecimento da sua relevância. A organização também apoia a profissionalização e o desenvolvimento de capacidades nas atividades jurisdicionais.

Atividades jurisdicionais envolvem a fiscalização de contas e administração de servidores e gestores de fundos públicos, bem como a investigação da culpabilidade pessoal e imposição de sanções aos responsáveis por irregularidades na gestão de recursos e operações. Atualmente, as ISC com funções jurisdicionais representam 25% dos membros da INTOSAI.

GOVERNANÇA

  • Assembleia Geral: órgão máximo de tomada de decisões, composto por chefes dos membros plenos da organização. Reúne-se a cada três anos.
  • Presidência: liderada pelo presidente da ISC que sedia a Assembleia Geral.
  • Conselho Diretivo: fornece liderança estratégica. Inclui o presidente, o primeiro vice-presidente (que hospeda a próxima Assembleia Geral), o segundo vice-presidente (que coordena o Comitê de Finanças, Administração e Comunicação), o secretário-geral e três membros eleitos. Reúne-se anualmente.
  • Secretaria-Geral: apoia as operações e atividades da JURISAI, liderada por um membro pleno eleito para mandato de seis anos.
  • Comitês permanentes: grupos específicos sobre Finanças, Administração e Comunicação; Desenvolvimento de Capacidades; e Procuradorias Públicas.
  • Comitês temáticos: estabelecidos para objetivos específicos conforme necessário.

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – AW

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br 

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300