Imprensa
Instituições públicas apresentam iniciativas de consumo consciente em conferência sobre sustentabilidade
Na última terça-feira (11/6), o Instituto Serzedello Corrêa (ISC) promoveu o debate "Plano de Logística Sustentável: Avanços e Perspectivas", como parte da 4ª Conferência Nacional de Sustentabilidade do Poder Legislativo. O debate, organizado pela Rede Legislativo Sustentável para celebrar o Mês da Sustentabilidade, reuniu representantes de diversas instituições legislativas.
O diretor de infraestrutura e coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Anderson Moratori, foi um dos palestrantes convidados e compartilhou estratégias que vêm sendo adotadas no legislativo mineiro. Ele mencionou a redução de 50% no tempo de irrigação dos jardins, reutilização da água de aparelhos de ar-condicionado e a instalação de medidores inteligentes para detectar vazamentos.
Em relação à energia, a diretoria de infraestrutura fez a substituição total das lâmpadas do prédio da Assembleia Legislativa de Minas por iluminação em LED. Também instalou pontos de abastecimento para carros híbridos e a migrou para o mercado livre de energia, resultando em economia significativa. "Nos três primeiros meses após a migração, economizamos aproximadamente R$ 270 mil", frisou Moratori.
A Assembleia implantou coleta seletiva, firmou parceria com uma cooperativa de catadores e iniciou campanhas de conscientização para reduzir o uso de copos plásticos. As mudanças estão em constante adaptação e melhoria desde 2010, quando o órgão passou a identificar pontos de melhoria e a mapear processos e soluções para os problemas que existiam. "A governança organizacional está no centro de tudo, interligando pessoas, processos e estratégias. É assim que conseguimos avançar de forma consistente e sustentável", concluiu o diretor.
O chefe do serviço de sustentabilidade da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), Vicente Braga, apresentou dados do relatório de gestão da Câmara dos Deputados de 2023. O documento apresenta reduções de consumo desde 2019, como papel, garrafas de água, descartáveis, impressoras, água tratada e energia. "Hoje, a Câmara é uma cidade de 10 mil habitantes e, em 20 anos, reduziu dois terços do seu consumo de água tratada, economizando cerca de R$ 100 milhões ao longo desse período", informou Braga.
Além disso, o chefe do EcoCâmara falou sobre a importância das campanhas de comunicação e da coleta seletiva, destacando a parceria com cooperativas de catadores, que gera impacto positivo ambiental, social e econômico. "Quando separamos corretamente os resíduos, a renda dos catadores dobra, mostrando a importância da gestão sustentável integrada", afirmou.
O palestrante abordou, ainda, a relevância da construção do Plano de Logística Sustentável para que mais instituições coloquem em prática iniciativas de sustentabilidade que causem impacto. “É fundamental o patrocínio da alta gestão e do envolvimento de todas as áreas da instituição para o sucesso das iniciativas sustentáveis. A gestão sustentável chegou para ficar. Precisamos pensar globalmente e agir localmente, mudando a mentalidade ao nosso redor”, finalizou o dirigente do EcoCâmara.
Mês da Sustentabilidade
A 4ª Conferência Nacional de Sustentabilidade do Poder Legislativo continua com atividades programadas até o final de junho, buscando fortalecer a troca de experiências e a disseminação de boas práticas em gestão pública sustentável entre os diversos órgãos legislativos do país.
Na última terça-feira (4/6), a conferência realizou o painel "Gestão pública sustentável gera resultados" que trouxe debates sobre a questão do descarte de resíduos sólidos no Brasil e no mundo.
____________________________________________
SERVIÇO
Secom – Segedam/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br