Pular para o conteúdo principal

Notícias

Instituições públicas se reúnem em Brasília para debater práticas sustentáveis e Agenda 2030

Quinta edição da "Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo" começou nesta terça-feira (27/5), com a presença de especialistas e gestores públicos

Por Secom

Resumo

Quinta edição da "Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo" começou nesta terça-feira (27/5), com a presença de especialistas e gestores públicos

Começou, na manhã desta terça-feira (27/5), a “V Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo”, promovida pela Rede Legislativo Sustentável (RLS). Neste ano, o tema do encontro é “Sustentabilidade em Rede: inovação, perspectivas climáticas para gestão pública e Agenda 2030”. Criada em 2018, a RLS reúne Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União (TCU) e instituições legislativas de todo o país para impulsionar boas práticas no setor público.

Especialistas e gestores públicos se reúnem até quarta-feira (28/5), em Brasília (DF), para discutir desafios e soluções para um Legislativo mais sustentável, inovador e eficiente. A edição de 2025 é especialmente relevante, pois acontece no ano em que a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada no Brasil.

O secretário-geral adjunto de Administração do TCU, Frederico Julio Goepfert, representou a Casa na cerimônia de abertura. O dirigente ressaltou o compromisso da instituição com a pauta de sustentabilidade e mencionou iniciativas de ESG. A sigla, originada do inglês “Environmental, Social and Governance”, significa Ambiental, Social e Governança.

“O foco no cidadão é uma diretriz da atual gestão do Tribunal. Antes de fazermos qualquer trabalho, precisamos nos perguntar quais benefícios vamos trazer para o cidadão”, explicou o dirigente. Goepfert destacou ainda que o Tribunal atua em iniciativas de sustentabilidade mesmo antes da criação da RLS, em 2018.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou que o Poder Legislativo estará presente na COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém, no Pará. “A COP este ano é algo que precisamos ter em mente porque o Brasil será o centro do mundo. Belém será a capital do mundo, e o Senado Federal estará lá pela primeira vez na história das conferências”, afirmou.

O coordenador do serviço sustentável da Câmara dos Deputados (EcoCâmara), Luiz Vicente Braga, relembrou a criação da Rede Legislativo Sustentável e do Plano de Logística Sustentável (PLS), ferramenta de planejamento que permite estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos administrativos.

Os senadores Fabiano Contarato e Damares Alves, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Pablo Coutinho Barreto, o presidente de honra da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, e a representante da Gerência de Políticas Públicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Jenniffer Dornelas também participaram da solenidade de abertura do evento.

Programação

Pela manhã, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, apresentou a palestra de abertura, com o tema “10 Anos de Responsabilidade Socioambiental na Direção-Geral do Senado”. Na sequência, o vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Celso dos Reis Gomes, ministrou o painel “Gestão de Resíduos no setor público: desafios, soluções e impactos sustentáveis”.

O debate “Governança Pública Sustentável: integrando responsabilidade socioambiental na gestão e tomada de decisões” contou com a participação da coordenadora da Comissão ESG/ASG do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Marina Ferraz de Miranda, da coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Maria Luiza Meinberg Schmidt de Andrade, e da diretora-presidente da Central de Cooperativas de Brasília, Aline Souza, com mediação do coordenador nacional da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Pablo Saldo.

A íntegra da cerimônia de abertura e dos painéis apresentados na manhã desta terça-feira (27/5) podem ser acessados aqui.

No período da tarde, haverá rodas de conversa com os seguintes temas: “O papel do legislativo na indução de boas práticas de sustentabilidade” e “Como o trabalho em Rede pode impulsionar a responsabilidade socioambiental no Poder Legislativo”.

A programação completa da “V Conferência Nacional de Sustentabilidade no Legislativo” está disponível neste link

 

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – AW/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo