Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

“Juntos somos capazes de superar quaisquer obstáculos”, diz Bruno Dantas na abertura da Cúpula do SAI20

O encontro dos líderes das instituições superiores de controle dos países do G20 começou hoje e vai até terça-feira (18/6) em Belém, capital do Pará
Por Secom TCU
17/06/2024

TCU_189_FIG_tarja.jpg

Começou, nesta segunda-feira (17/6), a Conferência Anual do SAI20, grupo de engajamento das instituições superiores de controle do G20. O encontro está sendo realizado em Belém, no Pará, e reúne líderes e especialistas de países do grupo e nações convidadas até terça-feira (18/6).

TCU_119_FIG.jpgNa abertura do encontro, o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, destacou a importância do espírito de colaboração e inovação para enfrentar os desafios globais. “Vamos nos desafiar a pensar de forma inovadora e agir de maneira decisiva. Juntos, somos capazes de superar quaisquer obstáculos e trilhar o caminho para um futuro melhor para as próximas gerações”, afirmou.

Ao final da cúpula do SAI20, será adotado o Communiqué. O documento consolida as ações que as instituições de controle consideram prioritárias para combater a mudança climática, a fome e a pobreza. Nesse sentido, Dantas enfatizou a necessidade de os países adotarem abordagens multidimensionais:

“A interconexão entre as mudanças climáticas e a fome no mundo é um lembrete da necessidade urgente de abordagens integradas e sustentáveis para mitigar os impactos climáticos e garantir a segurança alimentar” – presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.

O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional, reunindo 80% do PIB global, 75% das exportações e cerca de 60% da população mundial.  Para Dantas, no contexto do G20, as instituições superiores de controle são atores estratégicos para a garantia de que a ação pública esteja alinhada com as necessidades da sociedade, os objetivos de desenvolvimento sustentável e os compromissos internacionais assumidos.

O ministro das Cidades, Jader Filho, o governador do Pará, Helder Barbalho, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o coordenador nacional do G20 Brasil, Carlos Villanova, também integraram a mesa de abertura.

Heder Barbalho abordou as ações que o governo do estado tem adotado em prol do desenvolvimento sustentável da região e defendeu que a boa governança é o caminho para erradicar a fome na Amazônia. “Estamos fazendo nosso dever de casa, combatendo o desmatamento, protegendo a natureza, reprimindo o garimpo ilegal e desenhando soluções inovadoras, dentro dos mais elevados padrões de governança cooperativa global”, disse. Ele reforçou que as mudanças pedem políticas públicas inovadoras e sinergia do mercado global.

TCU_147_FIG222.jpg

O ministro das Cidades, Jader Filho, relembrou a recente tragédia do Rio Grande do Sul como exemplo da gravidade da situação climática no mundo. Ele informou que o ministério das Cidades está comprometido em reconstruir as moradias destruídas na região e que as ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável da Pasta são orientadas por três eixos principais: habitação, mobilidade urbana e saneamento básico. “Trabalhamos duramente para que as nossas cidades sejam mais verdes, resilientes e sustentáveis, de forma a assegurar um futuro melhor para todos os brasileiros”. 

TCU_164_FIG333.jpg

O prefeito da cidade de Belém, Edmilson Rodrigues, falou sobre a urgência de se reverter o quadro de desigualdade estrutural que assola o país há décadas. Para ele, é preciso repensar o modelo exportador brasileiro: “É inadmissível que um país que exporta tantas riquezas naturais ainda conviva com 19 milhões de pessoas em situação de fome. Há um debate a ser feito entre os países”. 

O coordenador nacional do G20 Brasil, Carlos Villanova, encerrou a solenidade de abertura. Ele representou o embaixador brasileiro Mauricio Lyrio e explicou como se dá o alinhamento entre o SAI20 e o G20. “Os grupos de engajamento são fundamentais para dar suporte ao G20 e nos auxiliar a encaminhar as questões de forma estruturada aos países. Com a presidência do Brasil no grupo, chegou a hora de trazer o desenvolvimento sustentável ao centro da agenda global”, pontuou. 

TCU_187_FIGddd.jpg

Para acompanhar a programação da Cúpula do SAI20 ao vivo, acesse:

TCU_226_FIGddd.jpg

Sobre o SAI20

SAI20 ou “Supreme Audit Institution Engagement Group of 20”, na sigla em inglês, é o grupo de engajamento das instituições superiores de controle (ISC) dos países que compõem o G20. O SAI20 é presidido pela instituição de controle do país que está à frente do G20, atualmente o Brasil, representado pelo TCU.

O SAI20 foi criado em 2022, quando a Indonésia estava na presidência do Grupo dos 20. Surgiu com o objetivo de promover a colaboração e contribuir para o fortalecimento da supervisão, o desenvolvimento de insights e o fornecimento de previsões estratégicas com foco na governança responsável.

O SAI20 se faz ouvir por meio da elaboração do Communiqué, documento em que os integrantes do grupo se comprometem com determinado objetivo e chamam a atenção do G20 para as questões ali levantadas. O Communiqué é apresentado ao G20 e nele são apontados caminhos alternativos para a construção de políticas públicas alinhadas aos desejos da sociedade. 

Cúpula do SAI20 2024 17/06/2024

___________________________________________

SERVIÇO

Secom: VA/ac

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300