Má gestão inviabiliza saneamento no Brasil
O #EuFiscalizo visitou comunidades e projetos no Pará e no Distrito Federal em busca das razões para tanto atraso
Por Secom
“Tem dia que parece barro”. É assim que Sandra Silva classifica a qualidade da água que chega às casas de Ananindeua, no Pará. Além da ferrugem e do excesso de cloro, segundo a moradora, tem dia que falta ou só chega à noite. Na edição de outubro do #EuFiscalizo, o saneamento básico, ou melhor, a falta dele, é o assunto de 4 matérias e do quadro de entrevistas.
A reportagem visitou comunidades e projetos também no Distrito Federal em busca das razões para tanto atraso. As consequências são problemas graves de saúde, como diarreia, dengue e zika. Em 2016, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental manifestou-se afirmando que “só ganharemos a guerra contra o mosquito Aedes aegypti com saneamento básico”.
O que é? O saneamento básico envolve coleta e tratamento de esgoto, fornecimento de água tratada, gestão de resíduos sólidos e drenagem da água da chuva.
O #EuFiscalizo está disponível no portal TCU, no canal do TCU no YouTube, e é transmitido aos finais de semana pela TV Senado e pela TV Câmara.