Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Ministério do Esporte não acompanhou uso de recursos públicos repassados ao esporte de alto rendimento

Auditoria sobre os índices de eficácia e de eficiência na aplicação de recursos públicos no esporte de alto rendimento constatou falta de acompanhamento pelo Ministério do Esporte
Por Secom TCU
04/10/2022

Categorias

  • Desporto e Lazer
  • Educação

RESUMO:

  • O TCU fez auditoria sobre os índices de eficácia e de eficiência dos gastos com recursos provenientes da Lei 9.615/1998 (Lei Pelé), alterada pela 10.264/2001 (Lei Agnelo-Piva), no esporte de alto rendimento.
  • Entre as constatações estão: falta de acompanhamento pelo Ministério do Esporte de programas e projetos com aplicação de recursos recebidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e repassados para as confederações desportivas filiadas; não enquadramento, em 2017, de aproximadamente 20% das instituições olímpicas no critério para efeito da comprovação da viabilidade e autonomia financeiras; e prática, entre as confederações desportivas, de mudanças de sede de uma região para outra do país sem o prévio estudo de viabilidade técnica e econômica.
  • O Tribunal fez determinações ao COB.

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez auditoria sobre os índices de eficácia e de eficiência dos gastos com recursos provenientes da Lei 9.615/1998 (Lei Pelé), alterada pela Lei 10.264/2001 (Lei Agnelo-Piva), no esporte de alto rendimento.​​​​​

O objetivo da análise foi a identificação de eventuais falhas e irregularidades na gestão desses valores, tanto na aplicação de forma direta, pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), quanto descentralizada, pelas confederações desportivas filiadas. Foi considerada ainda a atuação de planejamento, execução, supervisão e indução do Ministério do Esporte.

O TCU verificou que o Ministério do Esporte não vinha acompanhando os programas e projetos com aplicação de recursos recebidos pelo COB e repassados para as confederações desportivas filiadas, considerada a legislação aplicável. Não era, ainda, apresentado relatório da aplicação dos recursos, de periodicidade anual, para aprovação pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE).

O COB, apesar de ter se defrontado com situações de omissão no dever de prestar contas e de não comprovação da aplicação dos recursos repassados, não exigiu a adoção de providências com vistas à apuração dos fatos, identificação dos responsáveis e quantificação do dano.

Outra irregularidade ocorreu em relação ao exercício de 2017, quando aproximadamente 20% das instituições olímpicas não se enquadravam no critério para efeito da comprovação da viabilidade e autonomia financeiras (índice de liquidez corrente maior ou igual a 1,0 referente ao último exercício). Já nos exercícios de 2014, 2015 e 2016, a devolução de valores referentes a glosas realizadas pelo COB sobre os gastos realizados pelas confederações ocorreu sem a devida correção monetária, suspensa por iniciativa do próprio Comitê.

Além de outras impropriedades, foi verificada a prática, entre as confederações desportivas, de mudanças de sede de uma região para outra do país sem o prévio estudo de viabilidade técnica e econômica, a exemplo da Confederação Brasileira de Atletismo e da Confederação Brasileira de Tênis.

O Tribunal determinou que, em 60 dias, o COB encaminhe informações e documentação comprobatória acerca dos procedimentos realizados visando à recomposição, à conta específica para movimentação de recursos da Lei 9.615/1998, dos valores concernentes à atualização monetária das glosas devolvidas pelas confederações sem a devida correção.

O COB também deverá encaminhar informações e documentação comprobatória de levantamento realizado junto a todos os seus funcionários, a fim de identificar pessoas empregadas pelo Comitê que sejam remuneradas com recursos públicos e sejam ao mesmo tempo servidores ou funcionários públicos, além de outras providências.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto. O relator do processo é o ministro Benjamin Zymler.

 

 

Serviço

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2148/2022 – Plenário

Processo: TC 015.641/2018-0

Sessão: 28/9/2022

Secom – SG/pn

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300