Ministra Ana Arraes se despede do TCU com entrega de espaço gastronômico
Em seu último evento à frente do TCU, a ministra Ana Arraes entregou, na sexta-feira (22), a Lanchonete Escola do Espaço Gastronômico TCU|Senac, que está funcionando desde segunda-feira no Instituto Serzedello Corrêa
Por Secom
Em seu último evento à frente do Tribunal de Contas da União (TCU), a ministra Ana Arraes entregou, na sexta-feira (22/7), a Lanchonete Escola do Espaço Gastronômico TCU|Senac, que funciona desde segunda-feira (25/7) no Instituto Serzedello Corrêa (ISC). O espaço é resultado de parceria celebrada entre a Corte de Contas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) com o propósito de promover a inclusão social e a sustentabilidade. “Estou certa de que juntos, TCU e Senac, estamos unidos à sociedade por um propósito partilhado em comum: fazer do Brasil um país melhor”, declarou Ana Arraes.
Ao lado do vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, e de autoridades do Tribunal, a ministra reiterou que a parceria também é uma oportunidade para que a sociedade alcance o trabalho do Tribunal. “O que buscamos ao implementar esse acordo de cooperação com o Senac é semear um relacionamento mais estreito com o cidadão. O espaço gastronômico é uma porta a mais de entrada para que a sociedade nos conheça e reconheça”, afirmou.
A presidente do Tribunal disse, ainda, que a inauguração representa a valorização de servidores e colaboradores, uma das motivações de sua gestão à frente da Corte de Contas. “Não há dúvida de que a inauguração de hoje é mais uma valorização nesse sentido. Despeço-me com o sentimento de realização por tudo o que aqui vivenciei. Do TCU, levarei tantos e ótimos momentos.”
A diretora-geral do ISC, Ana Cristina Pontes, afirmou que o objetivo da parceria é fazer da lanchonete escola um ponto de inclusão social, desenvolvimento e capacitação. “Essa escola é o espaço mais adequado para promover a inclusão social e desenvolver o treinamento de pessoas que querem ser capacitadas na área de gastronomia. Com isso, a gente incrementa a inclusão social, diminui o desemprego e as desigualdades sociais”, frisou.
A diretora de operações compartilhadas do Senac, Girleny Viana, afirmou que o ambiente pedagógico é a oportunidade de os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ao viabilizar a construção do espaço gastronômico TCU|Senac, o Instituto Serzedelo fortaleceu a centralidade da educação, da saúde, da alimentação e da preocupação com o meio ambiente.”
LANCHONETE ESCOLA
Com o lema “Seu prato alimenta o futuro”, o novo espaço gastronômico do ISC integra o conceito de sustentabilidade alimentar e qualificação de mão de obra. O formato de restaurante escola, utilizado em outras unidades do Senac, contribui para a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Profissionais como cozinheiros e garçons terão acesso gratuito a uma formação integral e de qualidade.
Além da lanchonete, o local terá futuramente um restaurante com serviços à la cartee self-service. No cardápio, receitas típicas elaboradas com ingredientes originários dos biomas brasileiros. O espaço também reforçará o viés cultural com a realização de oficinas, rodas de debates, saraus, festivais e encontros que darão destaque à essência do povo brasileiro.
O espaço gastronômico atende a uma das principais reinvindicações dos frequentadores do ISC, com o fornecimento de alimentação a servidores e colaboradores, participantes de eventos e de ações de capacitação promovidos pela escola, visitantes do Centro Cultural TCU e públicos da administração pública e de demais instituições das proximidades.
DESPEDIDA
Na ocasião, a ministra Ana Arraes se despediu de todos e recebeu homenagens dos ministros Jorge Oliveira e Augusto Nardes. Este parabenizou a presidente e afirmou que a entrega da lanchonete simboliza um momento histórico para o Tribunal. “Este é um momento de vitória para fortalecer a nossa instituição. Parabenizo a ministra Ana Arras pela decisão importante que estamos tomando neste momento histórico.”
O ministro Jorge Oliveira lembrou os ensinamentos aprendidos com a ministra e ressaltou a importância da parceria do TCU com o Senac.
“Não é um momento triste pela despedida da ministra da Corte, mas um momento alegre, em que ela deixa como um dos últimos atos da sua gestão essa parceria com o Senac, compreendendo a grandeza desse importante serviço para o nosso país”, assegurou.
Segunda mulher a presidir a Corte de Contas, Ana Arraes se despede da Casa após 11 anos como ministra do TCU, sendo os dois últimos dedicados à Presidência do Tribunal. O vice-presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas, estará no exercício da Presidência até o fim do ano.
Também participaram do evento os ministros-substitutos André Luís de Carvalho, Augusto Sherman e Marcos Bemquerer; a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU (MPTCU), Cristina Machado, o subprocurador-geral do MPTCU Paulo Bugarin e os procuradores Júlio Marcelo de Oliveira e Rodrigo Medeiros; a diretora de operações compartilhadas do Senac, Girleny Viana, e a diretora de educação profissional do Senac, Anna Beatriz Waehneldt.
Confira as fotos do evento:
Serviço
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br