Pular para o conteúdo principal

Notícias

Ministro Bruno Dantas recebe Ordem Nacional da Estrela da Romênia por atuação na INTOSAI

Honraria máxima foi entregue pelo presidente romeno, Klaus Iohannis, em Bucareste

Por Secom

Resumo

Honraria máxima foi entregue pelo presidente romeno, Klaus Iohannis, em Bucareste

original_decorare_personalitati_17_sept_2024-18.jpg

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, foi condecorado com a Ordem Nacional da Estrela da Romênia, mais alta distinção concedida por esse país europeu, na tarde desta terça-feira (17/9), na capital Bucareste. A honraria foi entregue pelo presidente da República da Romênia, Klaus Iohannis, no Palácio Cotroceni, sua residência oficial, e contou com a presença do presidente da Corte Romena de Contas, Mihai Busuioc, entre outras autoridades locais.

A condecoração foi um reconhecimento à atuação da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), presidida por Dantas, com destaque especial à iniciativa ClimateScanner, ao fortalecimento das instituições superiores de controle (ISC) e à promoção de sua independência. Nos últimos dias, o ministro participou de alguns compromissos relacionados à INTOSAI, no Leste Europeu.

O controlador-geral dos Estados Unidos e chefe do Escritório de Contabilidade do Governo americano (GAO), Gene Dodaro, que ocupa a posição de vice-presidente do Comitê de Política, Finanças e Administração da INTOSAI, também foi homenageado. Ele recebeu a Ordem Nacional da Estrela da Romênia pelo auxílio prestado pelo GAO à modernização e profissionalização do Tribunal de Contas da Romênia. 

Segundo Klaus Iohannis, Dantas e Dodaro construíram caminhos de colaboração que transcendem fronteiras, sendo suas realizações um modelo de excelência profissional e um guia para um futuro melhor e sustentável.

Valores comuns

Em seu discurso, Dantas agradeceu a Iohannis e se disse honrado, tanto pessoalmente quanto em nome do TCU e da INTOSAI. 

big_decorare_personalitati_17_sept_2024-15.jpg

O ministro estendeu a gratidão a Busuioc, de quem citou os esforços para modernizar e ampliar o valor e o benefício do Tribunal de Contas da Romênia, cuja cultura, destacou, transformou-se de “baseada em punição a uma visão moderna de auditoria pública que busca soluções em vez de quem culpar”. 

O embaixador brasileiro na Romênia, Ricardo Guerra de Araújo, também compareceu à solenidade.

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – IK/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Voltar ao topo