Ministro Vital do Rêgo visita Conselho de Auditores da ONU
O presidente do TCU acompanhou, em Nova Iorque, auditorias conduzidas pelo Brasil no sistema da ONU. A visita marcou o lançamento da identidade AuditaONU
Por Secom
Em cumprimento de agenda institucional em Nova Iorque, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, visitou na última sexta-feira (9/5) o Conselho de Auditores da ONU (Board of Auditors – BoA), onde acompanhou as auditorias conduzidas por equipes brasileiras no sistema das Nações Unidas. Vital esteve reunido com Maurício Wanderley, Ana Paula Sampaio e Tiago Dutra, representantes do TCU destacados para a interlocução direta com a ONU. Na ocasião, acompanhou a revisão de relatórios, foi informado sobre a agenda da sessão ordinária do Conselho de Auditores em julho e discutiu os próximos passos do ciclo de auditorias de 2025.
Para facilitar a comunicação institucional, foi criada a identidade AuditaONU, agora presente nas comunicações e relatórios produzidos. A iniciativa busca reforçar a divulgação das atividades do Brasil no Conselho de auditores, pautada em uma atuação técnica e no alinhamento às práticas internacionais de auditoria pública. Além dos representantes do TCU, a SecexONU conta com a participação de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No primeiro ano de atuação, além das atividades em Nova Iorque, a equipe do Brasil realizou auditorias em 17 países, envolvendo cinco continentes, entre os quais Quênia, Etiópia, Malawi, Paquistão, Colômbia, Brasil, Holanda e Áustria.
O presidente Vital comentou a importância da missão. "Nem sempre o Brasil está onde suas capacidades permitem. O trabalho que nossas auditorias desenvolvem aqui, muitas vezes nos bastidores, ajuda a corrigir essa assimetria. Mostrar competência técnica e equilíbrio institucional é uma forma legítima de exercer influência. É disso que se trata a presença do TCU no sistema ONU”, comentou.
Neste ciclo, o Brasil audita entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Universidade das Nações Unidas (UNU), o Escritório das Nações Unidas em Viena (UNOV), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), as Operações de Manutenção da Paz da ONU, a ONU Mulheres (UN-Women), o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), o Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Criminais (IRMCT) e o Fundo Comum de Pensão do Pessoal das Nações Unidas (UNJSPF).
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – GabPres/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br