Pular para o conteúdo principal

Notícias

Modelo Hipátia: TCU e IBICT promovem encontro sobre soluções de preservação digital

Inscrições estão abertas para servidores e autoridades. Atividade marca encerramento do projeto "Estudo para implementação de modelo de preservação Hipátia no TCU"

Por Secom

O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), convida servidores, autoridades e profissionais da área arquivística a participarem do evento "Um repositório arquivístico digital confiável para o TCU: experiência com o modelo Hipátia".

Apresentação será realizada no dia 27 de novembro, das 9h às 12h, no Auditório Arnaldo Pietro (Anexo III do TCU), em Brasília (DF). A atividade marca o encerramento do projeto "Estudo para implementação de modelo de preservação Hipátia no TCU" e apresentará os resultados e aprendizados obtidos na primeira fase da implantação de soluções de preservação digital no Tribunal.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início da programação.

Inscreva-se.

Programação

9h - 09h20 | Abertura institucional e mesa-redonda

" Alexandre Oliveira (IBICT)

" Ana Cristina Siqueira (ISC/TCU)

" Rainério Rodrigues Leite (STI/TCU)

" Tiago Braga (IBICT)

9h20 - 10h20 | Palestra "Preservação digital: um projeto de todos"

· Humberto Innarelli, pesquisador e especialista em preservação digital

10h40 - 11h20 | Palestra "Um repositório arquivístico digital para o TCU"

· Ana Claudia de Carvalho Cabral Lopes, chefe do Centro de Documentação do TCU

11h20 - 12h00 | Palestra "Modelo Hipátia aplicado ao TCU"

· Rodrigo de Freitas Nogueira, arquivista e pesquisador do projeto Hipátia

12h00 - 12h30 | Sessão de perguntas

Relevância da preservação digital no setor público

Garantir a continuidade, a integridade e a autenticidade dos documentos digitais produzidos pela administração pública é hoje um dos principais desafios da gestão documental. Dessa forma, cabe às áreas de gestão documental e tecnologia da informação do TCU gerir adequadamente os documentos produzidos e recebidos no ambiente digital do Tribunal, especialmente por meio do e-TCU.

A preservação digital, no entanto, vai além do armazenamento de objetos digitais. Envolve padronização de formatos, documentação de metadados, interoperabilidade e estratégias que assegurem a fixidez e a autenticidade ao longo do tempo - requisitos indispensáveis para garantir o acesso futuro aos processos e decisões que compõem a memória institucional do Tribunal.

No TCU, esse processo foi impulsionado pela instituição do Plano de Preservação de Documentos Eletrônicos (PPDE), formalizado pela Portaria TCU 85/2023. Desde 2024, o Tribunal vem avançando na implementação de seu Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) em parceria técnico-científica com o IBICT, adotando o Modelo Hipátia - referência nacional em preservação digital - como arquitetura de referência.

Fortalecimento da preservação digital no TCU

A adoção do Modelo Hipátia integra esforços do TCU para aprimorar sua governança da informação e fortalecer práticas institucionalizadas de preservação digital. Desenvolvido pelo IBICT, o modelo orienta a criação de ambientes capazes de assegurar a autenticidade, integridade e acessibilidade de documentos arquivísticos digitais a longo prazo.

Ao apresentar os resultados do estudo e compartilhar aprendizados do processo de implementação, o Tribunal reforça seu compromisso com a modernização administrativa, a segurança da informação, a transparência e a entrega de benefícios concretos para o cidadão - garantindo que documentos essenciais ao controle externo permaneçam íntegros e acessíveis pelo tempo necessário.

Inscreva-se!

SERVIÇO

Evento: Um repositório arquivístico digital confiável para o TCU: experiência com o modelo Hipátia

Data: 27/11/2025

Horário: 9h às 12h30

Local: Auditório Arnaldo Pietro - Anexo III do TCU, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Inscrições abertas até o início do evento.

Secom - ISC/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo