Nota informativa: O TCU e a Lei de Acesso à Informação
Saiba mais sobre as ações já implementadas pelo TCU
Por Secom
Resumo
Saiba mais sobre as ações já implementadas pelo TCU
A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) entrou em vigor dia 16 de maio de 2012. Esse diploma legislativo representa uma mudança de paradigma na transparência da Administração Pública. A partir de agora, em regra, são públicas as informações sob a guarda do Estado. O sigilo é a exceção.
Qualquer cidadão pode solicitar dados sem a necessidade de motivar tal requerimento.
O Tribunal de Contas da União, órgão responsável pela fiscalização e pelo controle dos recursos públicos federais, sempre incentivou a transparência da Administração Pública e, coerentemente, está se aparelhando para o estrito cumprimento da inovação legislativa.
O TCU, de forma pioneira, regulamentou a Lei de Acesso à Informação antes de sua vigência, por meio da Resolução nº 249/2012. Esse normativo foi objeto de apreciação pelo colegiado pleno e foi aprovado, de forma unânime, pelos ministros.
Em termos de transparência ativa, diversos dados relativos à execução financeira e orçamentária do TCU já estão disponíveis na Internet, e podem ser consultados independentemente de requerimento. Há ferramenta de pesquisa de conteúdo, que viabiliza a busca dos dados que interessarem ao requerente, e, também, a possibilidade de geração de relatórios em formato eletrônico.
Em termos de transparência passiva, houve a disponibilização de espaço físico apropriado para o cidadão formular suas solicitações. Caso o cidadão não queira se deslocar ao TCU, pode, em qualquer computador, preencher formulário próprio para o requerimento. No portal do TCU, há espaço virtual com banner de acesso imediato ao formulário.
O TCU tem se esmerado para atingir o almejado cumprimento da lei, que dá concreção a dispositivos constitucionais para o exercício da cidadania.
Serviço: Secom Tel.: (61) 3316-5060 E-mail: imprensa@tcu.gov.br
Siga o TCU no Twiter: twitter.com/tcuoficial.
Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6441500.