Pular para o conteúdo principal

Notícias

Programa do TCU é destaque em eventos sobre integridade na administração pública

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é apresentado a servidores em Brasília (DF) e em Campo Grande (MS)

Por Secom

pnpc - 01

Na última semana, a integridade na administração pública brasileira foi tema central de dois eventos realizados em Brasília (DF) e Campo Grande (MS). A equipe do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), marcou presença nos encontros: apresentou o programa a gestores e servidores locais e reforçou a importância de práticas éticas e transparentes na gestão pública. Confira os destaques de cada evento!

1ª Conferência do Fórum de Integridade da Infraestrutura

No dia 24 de setembro, o secretário do TCU em Mato Grosso do Sul, Mário Junior Bertuol, participou da 1ª Conferência do Fórum de Integridade da Infraestrutura, realizada no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF). O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, empresas e associações do setor de infraestrutura para debater a promoção de ambientes éticos e a integridade no desenvolvimento do país.

Bertuol apresentou o PNPC no painel "O papel de empresas, associações e órgãos públicos na promoção da integridade e na construção de ambientes éticos no setor de infraestrutura". A mesa contou, ainda, com a participação da diretora-executiva de Relações Institucionais e de Comunicação da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Cláudia Borges; e da diretora de Integridade da Aegea, Ana Paula Carracedo. O moderador foi o diretor de Compliance & Sustentabilidade da Protiviti, Jefferson Kiyohara.

Durante sua fala, Bertuol destacou o papel do TCU como promotor da integridade pública e apresentou os resultados do PNPC. Ele também explicou como o sistema e-Prevenção pode auxiliar gestores públicos a identificar fragilidades, receber recomendações e construir planos de ação para aumentar seu índice de integridade. Além disso, enfatizou a importância do setor privado como parceiro na promoção da integridade, seja em práticas internas de compliance, seja em apoio a pactos setoriais e fóruns de diálogo com órgãos públicos.

pnpc - imagem 02

2º Workshop de Integridade e Corregedoria

No dia 25 de setembro, Bertuol participou do "2º Workshop de Integridade e Corregedoria: Boas Práticas e Desafios", promovido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O evento aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Dnit, em Campo Grande (MS), e teve o objetivo de fortalecer práticas de integridade e corregedoria no órgão.

Na ocasião, Bertuol apresentou o PNPC a gestores e servidores do Dnit, destacando a importância do envolvimento de todos na implementação de boas práticas de integridade. Ele reforçou como o programa pode contribuir para a divulgação de uma cultura ética no órgão, promovendo a troca de experiências e a construção de um ambiente mais transparente e confiável. O evento foi oportunidade para divulgar o PNPC e estimular a adoção de medidas preventivas contra a corrupção pelos participantes.

A apresentação do PNPC e da plataforma e-Prevenção em fóruns de alto nível como esses é essencial para atrair gestores e servidores para a construção de uma administração pública ética e eficiente.

imagem 03iu

imagem 04

Sobre o programa

A adesão ao PNPC constitui passo fundamental para que as instituições públicas possam prevenir casos de fraude e corrupção, além de melhorar sua integridade e governança. O diagnóstico fornecido pelo e-Prevenção, juntamente com o plano de ação personalizado, oferece ferramentas necessárias para gerenciar e acompanhar a evolução das práticas de integridade. Para mais informações sobre o PNPC e como aderir ao programa, visite pnpc.tcu.gov.br.

SERVIÇO

Secom - LS/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo