Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Rede Integrar inicia planejamento de atividades para 2024

Grupo de assessoramento formado por diversos tribunais será responsável por coordenar a elaboração do Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2024
Por Secom TCU
22/08/2023

Categorias

  • Administração

Rede Integrar, iniciativa colaborativa formada pelos 33 tribunais de contas do Brasil (TC), inicia, nesta terça-feira (22/8), a elaboração do Plano Anual de Trabalho de 2024 (PAT-2024). Representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), e dos Tribunais de Contas da Bahia (TCE-BA), Maranhão (TCE-MA), Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Pará (TCE-PA), Piauí (TCE-PI), Rio de Janeiro (TCE-RJ) e Rondônia (TCE-RO), integram grupo de assessoramento à Rede e terão como atribuição coordenar a análise das informações coletadas para elaborar a proposta do PAT, além de organizar a oficina de discussão e aprovação do Plano.

Na primeira fase, que encerra no dia 15 de setembro, Tribunais e entidades serão convidados a contribuir com propostas de ação e informações sobre trabalhos de interesse da Rede Integrar voltados para a atuação coordenada do controle externo e para a fiscalização de políticas públicas que envolvam recursos públicos de mais de uma esfera da federação. No TCU, é a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso) que vai coordenar o levantamento interno das propostas.

Nos meses de outubro e novembro, o grupo de assessoramento analisará os insumos recebidos para construir a proposta do PAT de 2024 a ser analisada pelo Comitê Técnico. A versão final do Plano será apresentada pela Rede Integrar no dia 29 de novembro, durante o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.

A importância do PAT

O planejamento de atividades da Rede Integrar ocorre anualmente, pautando-se pela premissa da atuação colaborativa e democrática dos Tribunais de Contas brasileiros. Desde 2021, o planejamento realizado em conjunto trouxe ganhos substanciais ao sistema de controle externo, como por exemplo:

  • Melhor organização de atividades ao longo do ano, considerando as capacidades operacionais dos Tribunais;
  • Crescente adesão dos Tribunais por poderem organizar sua participação com antecedência;
  • Maior diversidade de Tribunais com capacidades para coordenar ações da Rede;

A Rede Integrar reflete a importância do trabalho próximo entre Tribunais de Contas, do incentivo ao debate e à participação ativa na tomada de decisão sobre prioridades estratégicas para o sistema de controle externo.

 Acesse a Rede Integrar.

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300