Representantes dos tribunais de contas do Brasil participam de capacitação do Sistema e-Prevenção
Ferramenta compõe programa nacional do TCU que auxilia órgãos da administração pública brasileira a combater fraude e corrupção
Por Secom
No final de maio, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) foi tema de capacitação realizada durante o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP). O evento foi organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). A capacitação, que integrou a programação do congresso, foi acompanhada por cerca de 60 pessoas, entre participantes presenciais e remotos. A iniciativa é fruto de Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Na ocasião, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, reforçou a necessidade de que todas as Cortes de Contas participem do e-Prevenção, sistema do PNPC. “Temos muitas deficiências relacionadas às demandas que chegam aos nossos tribunais. No entanto, a parceria é para isso, para que todos possam doar um pouco e somar em um todo. O e-Prevenção é uma realidade e, sob a coordenação do conselheiro Rodrigo Coelho, tem avançado e mostrado eficiência”, afirmou.
O presidente do Comitê Técnico de Custos no Setor Público do IRB, Rodrigo Coelho, também reforçou a importância da adesão dos tribunais de contas ao e-Prevenção. “Todos temos de trabalhar para melhorar nosso país. E programas como esse, que chamam atenção do gestor para o melhor gasto público, colaboram para melhorar os serviços prestados e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas”, lembrou.
Sobre o e-Prevenção
A plataforma digital e-Prevenção oferece suporte tecnológico de implementação do PNPC. A ferramenta possibilita que gestores e servidores obtenham o diagnóstico do nível de suscetibilidade à fraude e à corrupção de suas organizações, após aderirem ao programa e preencherem o questionário inicial.
A adesão ao PNPC é um passo fundamental para que as instituições públicas possam prevenir casos de fraude e corrupção, além de melhorar sua integridade e governança. O diagnóstico fornecido pelo e-Prevenção, juntamente com o plano de ação personalizado, oferece ferramentas necessárias para gerenciar e acompanhar a evolução das práticas de integridade.
Para auxiliar as organizações a utilizarem a ferramenta, o TCU elaborou o Guia Prático do e-Prevenção Operacional.
Para mais informações sobre o PNPC e como aderir ao programa, visite pnpc.tcu.gov.br.
Sobre a Rede Integrar
A Rede Integrar é um grupo colaborativo formado pelos tribunais de contas do Brasil, por meio de acordo de cooperação técnica entre Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), TCU e tribunais de contas aderentes. O objetivo é estabelecer cooperação técnica para fiscalização e aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas no Brasil.
O principal benefício é o compartilhamento de metodologias, dados, experiências e tecnologias, o que confere novo olhar sobre as temáticas e desenvolve soluções mais abrangentes, possíveis de serem replicadas em outras regiões.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom - LS/pc
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br