Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Secretaria realiza levantamento para conhecer gestão de segurança da informação da Administração

As respostas servirão de insumo para que o Tribunal possa formular um diagnóstico mais abrangente das temáticas relativas à Segurança da Informação e Segurança Cibernética no âmbito da Administração Pública Federal e, assim, planejar futuras ações de controle
Por Secom TCU
23/03/2020

tarja_VV.jpg

O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando um levantamento para conhecer a estrutura de governança e gestão de segurança da informação (SegInfo) e de segurança cibernética (SegCiber) da Administração Pública Federal (APF), incluindo legislação, políticas e normativos, atores, atuação e responsabilidades.

O Decreto 9.637/2018, que instituiu a Política Nacional de Segurança da Informação, determina que compete aos órgãos e entidades da APF "instituir e implementar Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais [Etir], que comporá a rede de equipes formada pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, coordenada pelo Centro de Tratamento de Incidentes de Redes do Governo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República [CTIR Gov]".

A equipe de fiscalização realizará uma pesquisa com as Etir, sob coordenação do CTIR Gov, com objetivo de avaliar a capacidade de resposta dos órgãos públicos a incidentes de segurança da informação e a ataques cibernéticos.

Os responsáveis pelas Etir receberão um e-mail contendo o link para responder a pesquisa, a qual ficará disponível no período de 23/3 a 3/4/2020.

As respostas servirão de insumo para que o TCU possa formular um diagnóstico mais abrangente das temáticas de SegInfo/SegCiber no âmbito da APF e, assim, planejar futuras ações de controle. Além disso, a pesquisa permitirá que aqueles que trabalham no dia a dia do processo de tratamento e resposta a incidentes de segurança da informação expressem suas opiniões, sugestões e dificuldades.

Eventuais dúvidas sobre as questões da pesquisa poderão ser esclarecidas junto à equipe de auditoria, por meio do telefone (61) 3527-5104 ou pelo e-mail: pesquisaetirs@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300