Pular para o conteúdo principal

Notícias

Seminário internacional apresenta resultados de pesquisas do CASt

Promovido pelo Instituto Serzedello Corrêa, evento divulgou estudos do INTOSAI Center for Advanced Studies (CASt) sobre inteligência artificial, mudanças climáticas e combate à pobreza

Por Secom

O INTOSAI Center for Advanced Studies (CASt) encerrou, no último dia 9 de setembro, seu ciclo de atividades com a apresentação dos resultados de pesquisas inéditas em temas de grande relevância para o controle governamental. O CASt é liderado pelo Comitê de Supervisão de Questões Emergentes (SCEI) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) e coordenado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do TCU (Serint).

Estudos sobre inteligência artificial, mudanças climáticas e combate à pobreza foram apresentados em evento transmitido pelo YouTube e conduzido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. As pesquisas foram realizadas entre outubro de 2024 e janeiro de 2025 por pesquisadores de universidades e supervisores de Instituições Superiores de Controle (ISC) de diferentes países e continentes, em torno de temas emergentes para a auditoria pública.


O ministro Bruno Dantas, que é doutor em Direito e atua como docente permanente do programa de mestrado do ISC, destacou a importância de iniciativas como o CASt para aproximar a produção acadêmica das demandas da administração pública. "Nosso papel é construir pontes entre Direito, Economia e Accountability, fortalecendo o controle e promovendo soluções que tragam benefícios concretos à sociedade", afirmou.

Dantas ressaltou ainda o compromisso da INTOSAI com o tema: "O CASt demonstra a força da cooperação internacional ao gerar conhecimento científico aplicado ao controle, reforçando o compromisso da INTOSAI com a inovação e a justiça social".

Ministro Bruno Dantas falando no microfone

O encontro, que ocorreu no anfiteatro do ISC, contou ainda com aula magna conduzida pelo ministro Bruno Dantas e painel que reuniu o ministro e o professor doutor em Economia Fernando Menguin, sob a mediação da coordenadora acadêmica da Especialização em Análise Econômica do Direito do ISC e doutora em Economia, Débora Costa.

A aula magna e o painel, com o tema "Construindo pontes na administração pública: Direito, Economia e Accountability", inauguraram a segunda turma do Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública e da Especialização em Análise Econômica do Direito, ofertados pelo ISC, a escola superior de governo do TCU.

Três pessoas falando no microfone

Temas globais em debate

As pesquisas desenvolvidas no âmbito do CASt, por sua vez, abordaram três eixos prioritários:

  • Impactos da inteligência artificial para as ISC.
  • Auditoria de financiamento climático.
  • Combate à fome e à pobreza.

Acadêmicos de países como Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Brasil foram selecionados para conduzir estudos supervisionados por representantes das ISC membros da INTOSAI, em um esforço de cooperação internacional que reforça o caráter global da iniciativa.

Durante o seminário, foram detalhadas pesquisas como:

  • O papel das ISC no enfrentamento das mudanças climáticas, conduzida por Dessalegn Mihret (Austrália).
  • O uso da inteligência artificial para ampliar a legitimidade das auditorias, apresentada por Nicolas Lagos (EUA).
  • Métodos e ferramentas para auditoria de algoritmos de IA, desenvolvida por Dirk Brand (África do Sul).

Diagnóstico da pobreza a partir do aprendizado de máquina para aperfeiçoar programas sociais, estudo do pesquisador Francisco Alexandre Correia Arruda (Brasil).

Clique para mais informações

Os trabalhos foram revisados por pares e submetidos para publicação em periódicos especializados, consolidando o CASt como espaço de produção científica aplicada à auditoria pública.

O CASt reforçou o compromisso das Instituições Superiores de Controle com a inovação ao estimular soluções que apoiam a fiscalização e contribuem para o debate global sobre governança, desenvolvimento sustentável e justiça social.


Serviço:

Secom - AM/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Voltar ao topo