Seminário internacional apresenta resultados de pesquisas do CASt
Promovido pelo Instituto Serzedello Corrêa, evento divulgou estudos do INTOSAI Center for Advanced Studies (CASt) sobre inteligência artificial, mudanças climáticas e combate à pobreza
Por Secom
O INTOSAI Center for Advanced Studies (CASt) encerrou, no último dia 9 de setembro, seu ciclo de atividades com a apresentação dos resultados de pesquisas inéditas em temas de grande relevância para o controle governamental. O CASt é liderado pelo Comitê de Supervisão de Questões Emergentes (SCEI) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) e coordenado pelo Instituto Serzedello Corrêa (ISC) em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do TCU (Serint).
Estudos sobre inteligência artificial, mudanças climáticas e combate à pobreza foram apresentados em evento transmitido pelo YouTube e conduzido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas. As pesquisas foram realizadas entre outubro de 2024 e janeiro de 2025 por pesquisadores de universidades e supervisores de Instituições Superiores de Controle (ISC) de diferentes países e continentes, em torno de temas emergentes para a auditoria pública.
O ministro Bruno Dantas, que é doutor em Direito e atua como docente permanente do programa de mestrado do ISC, destacou a importância de iniciativas como o CASt para aproximar a produção acadêmica das demandas da administração pública. "Nosso papel é construir pontes entre Direito, Economia e Accountability, fortalecendo o controle e promovendo soluções que tragam benefícios concretos à sociedade", afirmou.
Dantas ressaltou ainda o compromisso da INTOSAI com o tema: "O CASt demonstra a força da cooperação internacional ao gerar conhecimento científico aplicado ao controle, reforçando o compromisso da INTOSAI com a inovação e a justiça social".

O encontro, que ocorreu no anfiteatro do ISC, contou ainda com aula magna conduzida pelo ministro Bruno Dantas e painel que reuniu o ministro e o professor doutor em Economia Fernando Menguin, sob a mediação da coordenadora acadêmica da Especialização em Análise Econômica do Direito do ISC e doutora em Economia, Débora Costa.
A aula magna e o painel, com o tema "Construindo pontes na administração pública: Direito, Economia e Accountability", inauguraram a segunda turma do Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública e da Especialização em Análise Econômica do Direito, ofertados pelo ISC, a escola superior de governo do TCU.

Temas globais em debate
As pesquisas desenvolvidas no âmbito do CASt, por sua vez, abordaram três eixos prioritários:
- Impactos da inteligência artificial para as ISC.
- Auditoria de financiamento climático.
- Combate à fome e à pobreza.
Acadêmicos de países como Austrália, Estados Unidos, África do Sul e Brasil foram selecionados para conduzir estudos supervisionados por representantes das ISC membros da INTOSAI, em um esforço de cooperação internacional que reforça o caráter global da iniciativa.
Durante o seminário, foram detalhadas pesquisas como:
- O papel das ISC no enfrentamento das mudanças climáticas, conduzida por Dessalegn Mihret (Austrália).
- O uso da inteligência artificial para ampliar a legitimidade das auditorias, apresentada por Nicolas Lagos (EUA).
- Métodos e ferramentas para auditoria de algoritmos de IA, desenvolvida por Dirk Brand (África do Sul).
Diagnóstico da pobreza a partir do aprendizado de máquina para aperfeiçoar programas sociais, estudo do pesquisador Francisco Alexandre Correia Arruda (Brasil).
Os trabalhos foram revisados por pares e submetidos para publicação em periódicos especializados, consolidando o CASt como espaço de produção científica aplicada à auditoria pública.
O CASt reforçou o compromisso das Instituições Superiores de Controle com a inovação ao estimular soluções que apoiam a fiscalização e contribuem para o debate global sobre governança, desenvolvimento sustentável e justiça social.
Serviço:
Secom - AM/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br