Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU acompanha processo de elaboração do PPA 2020-2023

Falhas na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2020 a 2023 impedem que ele seja instrumento de planejamento efetivo de médio prazo do Governo Federal.
Por Secom TCU
21/10/2019

Falhas na elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2020 a 2023 impedem que ele seja instrumento de planejamento efetivo de médio prazo do Governo Federal. Essa foi uma das conclusões a que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou no acompanhamento da elaboração de proposta de Plano Plurianual (PPA) para o período.

Os problemas encontrados podem inviabilizar o acompanhamento e o atendimento das metas estabelecidas e prejudicar a sustentabilidade fiscal, transparência e efetividade dos programas.

O Tribunal analisou 29 dos 66 programas finalísticos presentes no projeto de lei relativo ao PPA 2020-2023. As principais falhas foram a falta de coerência entre o problema identificado e o resultado esperado do programa e fixação de metas que declaram a entrega de produtos, mas não os resultados a serem alcançados. Houve ainda insuficiência dos indicadores escolhidos e falta de indicador mensurável.

Como exemplo da falta de coerência entre o problema apresentado e o resultado esperado, tem-se o indicador “percentual de imunobiológicos adquiridos”, dentro do programa de vigilância em saúde.  Para o Tribunal, o indicador é a principal inadequação do programa, pois ele se fixou na aquisição de imunobiológicos, o que não é suficiente para alterar a realidade do problema. A aquisição dos produtos, por si só, não garante sua efetiva entrega e dispensação à população-alvo, em razão de intercorrências várias, como problemas de logística e perda do prazo de validade. Para o TCU, o indicador deveria ser mais abrangente e buscar medir a mudança da realidade detectada.

Além das falhas nos programas, o TCU verificou que não há definição clara de competências e capacidades para o monitoramento e a avaliação do PPA.

A metodologia adotada na elaboração dos programas do PPA 2020-2023 consta do quadro abaixo:

metodologia adotada.png
Metodologia adotada na elaboração dos programas do PPA 2020-2023

A análise que o TCU faz tem o objetivo de contribuir para que o processo de planejamento governamental resulte em uma proposta que reflita de forma precisa as prioridades de governo e atenda aos preceitos constitucionais. Essa avaliação do processo de elaboração do plano plurianual, considerado instrumento essencial de planejamento de médio prazo e de monitoramento da atuação do governo federal, dá maior efetividade ao exercício do controle externo.

Para o relator do processo, ministro Vital do Rêgo, “falta a definição de requisitos e atributos mínimos que devem constar dos planos estratégicos operacionais, cujas entregas e metas intermediárias são imprescindíveis para o planejamento e atingimento das metas.”

Em consequência do acompanhamento, o Tribunal fez uma série de recomendações ao Ministério da Economia e à Casa Civil da Presidência da República.

Serviço:

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2515/2019 – TCU – Plenário

Processo: TC 037.320/2018-1

Sessão: 16/10/2019

Secom – SG

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300