Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU adere à força tarefa contra a disseminação de informações falsas

O Tribunal de Contas da União (TCU) assinou, no último dia 26, termo de adesão ao “Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores nelas envolvidos
Por Secom TCU
05/12/2019

O Tribunal de Contas da União (TCU) assinou, no último dia 26, termo de adesão ao “Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores nelas envolvidos.

O presidente do TCU, ministro José Mucio, assinou, juntamente com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, o termo de adesão ao programa em solenidade realizada na Corte Eleitoral que reuniu a equipe do TSE e, ainda, o secretário-geral da Presidência do TCU, Maurício Wanderley, o secretário-geral adjunto da Segepres, Felício Torres, a chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial, Karla Ferreira, e a secretária de Comunicação, Elaine Ferreira Dantas, acompanhada de equipe da Secom/TCU.

destaque_dentro.jpg

A desinformação pode vir de qualquer pessoa, até mesmo de alguém muito querido. Quem produz notícias falsas costuma ser muito bom em criar manchetes apelativas e mentirosas. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou deslegitimar e prejudicar uma pessoa ou grupo. E é, equivocadamente, atrelado às chamadas fake news – notícias falsas publicadas por veículos de comunicação ou pessoas como se fossem informações reais. Mas o termo fake news não é o mais adequado para definir os boatos que circulam em redes sociais, especialmente em época eleitoral. Entenda o porquê:

Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 – O Grupo de Trabalho criado no TSE para a instauração do programa de enfrentamento à desinformação realizou, no dia 3 de outubro, reunião de trabalho com a Secom/TCU para efetivação da parceria. E com o apoio da União Europeia, o GT, dirigido pelo juiz auxiliar da Presidência do TSE, Ricardo Fiorese, realizou em maio deste ano o Seminário Internacional Fake News e Eleições.

 

Exatamente um ano antes das eleições municipais, o Núcleo de TV do TSE lança o interprograma “Minuto da Checagem”. O objetivo é explicar para o eleitor de forma simples e didática a importância de checar a veracidade das informações recebidas em redes sociais antes de compartilha-las.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas em: http://www.justicaeleitoral.jus.br/desinformacao/

Conheça também a série de vídeos:

Da Redação/Secom

 
 

Serviço:

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento à Imprensa

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300