Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU discute prescindibilidade da prestação de contas financeira de contratos de patrocínio

Discussão envolveu análise da natureza jurídica dos contratos de patrocínio e a forma de comprovação da aplicação dos recursos
Por Secom TCU
05/09/2019

Na sessão da Primeira Câmara do último dia 20 de agosto, o Tribunal de Contas da União (TCU) apreciou recurso de reconsideração interposto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de Minas Gerais (Senai-DR/MG) contra o Acórdão 6.813/2017 – 1ª Câmara, proferido nos autos da prestação de contas anual da entidade referente ao exercício de 2014.

O ponto central da discussão referiu-se à possibilidade de ser dispensada a exigência de comprovação financeira na prestação de contas de recursos destinados a patrocínios nos quais o objeto trate exclusivamente de divulgação de marca.

Com efeito, por meio do subitem 9.4.1 do mencionado acordão, o Tribunal determinara ao Senai-DR/MG que promovesse alteração em normativo interno, de modo a restabelecer a exigência de prestação de contas, inclusive comprovação financeira, de recursos destinados a patrocinados.

No entanto, a entidade recorrente apontou uma suposta compreensão inadequada, por parte da deliberação recorrida, da natureza jurídica do contrato de patrocínio, sustentando ser incabível a exigência de prestação de contas pelo patrocinado ao argumento de que ele (o patrocionado) não administra recursos públicos.

Em última análise, o acolhimento da tese da recorrente implicaria dispensa de comprovação financeira dos recursos nos casos de contratos de patrocínio exclusivos de divulgação de marca, bastando tão somente a demonstração da iniciativa patrocinada e o adimplemento das contrapartidas previstas no contrato.

O revisor, ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti, asseverou que não se sustentava a tentativa do recorrente de afastar o patrocínio da figura do convênio, tratando-o como um contrato administrativo, apesar da denominação atribuída (“contrato de patrocínio”), vez que há nos patrocínios a transferência de recursos a terceiros para a realização do objeto em regime de mútua cooperação.

Para o revisor, de forma similar aos convênios, poder-se-ia considerar que o patrocinador equivale ao concedente (responsável por prestar apoio financeiro), o patrocinado ao convenente (responsável pela execução, pela contrapartida – que, no caso do patrocínio, corresponde à divulgação da marca – e pela prestação de contas) e o projeto ao objeto do convênio (fim de interesse comum).

A esse respeito, consignou que, no âmbito da deliberação recorrida (da sua relatoria), a controvérsia em questão não passou despercebida, sendo que a jurisprudência do TCU, embora não esteja pacificada quanto à natureza jurídica dos contratos de patrocínio, é firme no sentido de exigir as respectivas prestações de contas no âmbito da administração pública, a exemplo do Acórdão 2.594/2013 – Plenário (relator ministro Walton Alencar Rodrigues).

Dessa forma, o ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti propôs negar provimento ao recurso, concluindo que permanecia válida a conclusão que fundamentara a determinação atacada, ou seja, o Senai-DR/MG não poderia dispensar a comprovação quanto à regular execução dos valores recebidos, inclusive no âmbito de contratos de patrocínio, mediante documentos financeiros e fiscais comprobatórios.

Ao final, após ampla discussão no colegiado, prevaleceu, por maioria, a proposta do ministro-revisor, no sentido de negar provimento ao recurso, mantendo-se inalterada a deliberação recorrida.

Para mais informações, a coluna recomenda a leitura do voto condutor do Acórdão 8374/2019 - Primeira Câmara.

Serviço:

Informativo da Secretaria das Sessões - Seses/Segepres/TCU

Secom

Telefone: (61) 3527-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300