TCU e Controladoria-Geral do Chile firmam acordo para cooperação em tecnologia e IA
Presidentes das duas instituições assinaram memorando que prevê compartilhamento do código-fonte do ChatTCU e parcerias na área de tecnologia da informação
Por Secom

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, recebeu na quarta-feira (20/8) a controladora-geral do Chile, Dorothy Pérez, e a chefe da divisão de governos regionais e municípios do país, Sandra Estay. O encontro resultou na assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) que prevê o compartilhamento do código-fonte do ChatTCU e o fortalecimento da cooperação em tecnologia da informação, incluindo iniciativas em inteligência artificial.
O objetivo do acordo é fortalecer e promover estrutura de cooperação eficiente entre as duas instituições, seguindo as respectivas legislações nacionais, e com base nos princípios de igualdade e benefício mútuo. O memorando tem vigência de cinco anos e pode ser implementado por meio de acordos específicos e planos de trabalho conjuntos.

O ministro Vital do Rêgo ressaltou que a parceria reforça a posição do TCU como referência em inovação. "Ao compartilhar o código do ChatTCU e unir esforços com a Controladoria-Geral do Chile, reafirmamos nosso compromisso de modernizar o controle externo e contribuir para o desenvolvimento tecnológico de toda a região", comentou o presidente.
Também participaram do encontro o secretário de Relações Internacionais do TCU, Hugo Chudyson, e o secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital, Rainério Leite, que conduziu reunião técnica para apresentar os avanços da Corte em transformação digital e uso de dados públicos.
Além da assinatura do memorando, as representantes da Controladoria-Geral do Chile também visitaram o Instituto Serzedello Corrêa (ISC). As diretoras do Instituto apresentaram o papel estratégico da escola superior do TCU na capacitação de servidores públicos e no fortalecimento da Administração Pública Federal. Na ocasião, a delegação chilena também conheceu o Centro Cultural do Tribunal e visitou a exposição "Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva".