Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU fiscaliza obras paralisadas no país

Tribunal fez monitoramento com amplo diagnóstico das obras paralisadas no país financiadas com recursos da União
Por Secom TCU
05/04/2024

Categorias

  • Administração

RESUMO

  • O TCU fez monitoramento das decisões expressas no Acórdão 1.079/2019-Plenário, que apreciou relatório de auditoria operacional realizada para a elaboração de um amplo diagnóstico das obras paralisadas no país financiadas com recursos da União.
  • Algumas recomendações foram implementadas, outras estão em fase de implementação ou não foram implementadas.
  • O Tribunal contribuiu, assim, com uma oportunidade de melhoria no registro de dados físicos e financeiros das obras e fará um futuro monitoramento para verificação das providências a serem adotadas.

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez monitoramento do Acórdão 1.079/2019-Plenário, que apreciou relatório de auditoria operacional realizada para a elaboração de um amplo diagnóstico das obras paralisadas no país financiadas com recursos da União.

Algumas recomendações anteriores foram implementadas, outras estão em fase de implementação ou não foram implementadas, a exemplo do item 9.1.7 daquele acórdão. Ele trata do registro e acompanhamento dos cronogramas de execução dos empreendimentos nos sistemas de informação, de modo a aprimorar a gestão de riscos e a tomada de decisões.

Devido à ausência de atualizações sobre a execução física dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados na Plataforma Obrasgov.br e à não disponibilização de informações gerenciais no Painel Obrasgov.br, o TCU considerou não implementada a recomendação do item 9.1.7, a qual deverá também ser reavaliada no próximo ciclo de monitoramento, juntamente com outros itens pendentes.

A atuação do TCU proporcionou melhorias na implementação do Cadastro Integrado de Projetos de Investimento (Cipi – Obrasgov.br), assim como na avaliação do seu cronograma de implementação e abrangência. As providências foram adotadas pelo então Ministério da Economia (ME), atual Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Cipi abrangerá todos os projetos de investimentos custeados com recursos dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social executados de forma direta pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, ou de forma indireta, por meio de transferências voluntárias regidas pelo Decreto 11.531/2023 ou na modalidade fundo a fundo.

Já o Painel Obrasgov.br é a ferramenta tecnológica em desenvolvimento pelo MGI voltada à transparência das informações e dados correlatos dos investimentos em infraestrutura registrados na Plataforma Obrasgov.br. O Painel Obrasgov.br possibilitará a visualização dos valores investidos, localização dos empreendimentos, dados de licitações e contratos, execução física e financeira das intervenções, entre outras informações.

Dessa forma, o TCU informou o MGI de que um próximo ciclo de monitoramento será realizado pelo Tribunal, em que serão abordadas: a avaliação das determinações, recomendações não implementadas ou em implementação; a implantação dos módulos e funcionalidades pendentes na Plataforma e no Painel Obrasgov.br; a efetiva integração do Comprasgov.br e do Transferegov.br aos módulos de execução física e financeira do Obrasgov.br; e a fidedignidade e completude dos dados inseridos na plataforma.

O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo. A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Unidade de Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Urbana e Hídrica (AudUrbana), vinculada à Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura (SecexInfra).

_____________________________________________

SERVIÇO

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 517/2024 – Plenário

Processo: TC 036.106/2019-4

Sessão: 27/03/2024

Secom – SG/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300