TCU inaugura Centro Cultural com galeria e museu
Ordenamentos, de Bruno Moreschi, e TCU: A Evolução do Controle são as exposições que marcam a abertura do Centro Cultural ao público
Por Secom
O novo Centro Cultural do Tribunal de Contas da União foi aberto ao público na última quinta-feira (29). Ele é composto pelo Espaço Cultural Marcantonio Vilaça e pelo Museu Ministro Guido Mondin, e integra a estrutura do Instituto Serzedello Corrêa (ISC). Duas exposições foram preparadas para a ocasião: Ordenamentos, de Bruno Moreschi, sob curadoria de Caroline Carrion, e TCU: A Evolução do Controle.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do ministro emérito Valmir Campelo, do diretor-geral do ISC, Maurício Wanderley, além de vários secretários e servidores da Corte de Contas.
Carreiro explicou que a estrutura do ISC foi planejada para integrar as ações de gestão cultural, pois educação e cultura devem caminhar juntas. “São meios complementares para estimular a reflexão e o conhecimento, proporcionar novos olhares e instigar a criatividade na busca por soluções mais efetivas”, salientou.
De acordo com o presidente, o intuito é que os salões do Centro Cultural sejam um espaço aberto “para que todas as pessoas encontrem amplo acesso a exposições e eventos artísticos de alta qualidade”.
O ministro emérito Valmir Campelo homenageou o artista plástico Marcantonio Vilaça, que dá nome ao espaço cultural, e foi um dos maiores colecionadores de arte contemporânea brasileira, começando sua coleção aos 15 anos. “Marcantonio contribuiu para que nossa cultura fosse divulgada dentro e fora do país”, assegurou Campelo.
Campelo foi o responsável pela inauguração do espaço cultural, ainda no edifício sede do TCU, em 2003, quando era presidente da Corte de Contas. À época, ele afirmou que “a intenção era trazer a população para dentro do TCU e contribuir para a educação e a cultura” dos brasileiros.
Para o diretor-geral do ISC, Maurício Wanderley, o espaço amplo e aberto do Centro Cultural propicia maior integração entre a população e o Tribunal. Já o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, colocou o GDF à disposição para firmar parcerias com as galerias.
Ordenamentos
A exposição Ordenamentos, de Bruno Moreschi, reúne um recorte específico da produção do artista entre 2012 e 2017, a partir dos conceitos de ordenamento e de sistematização como gatilhos para o processo criativo. O artista acompanhou a inauguração da exposição e falou sobre o conceito utilizado pela curadoria: “essa exposição é um convite para discutir arte”, explica Bruno Moreschi. Ordenamentos, de acordo com ele, traz um rico conjunto de obras, entre pinturas, desenhos, fotos e peças de mobiliário, além de uma expografia que torna acessível ao público elementos do processo criativo, como documentos de pesquisa, estudos e mapas.
Museu
O Museu Ministro Guido Mondin abriu sua nova galeria com a exposição “TCU – a Evolução do Controle”. A mostra narra a trajetória da fiscalização desde o Século XIII, em Portugal, passando pela criação do Tribunal, em 1893, e discorrendo sobre sua história até os dias atuais.
Já estão disponíveis para visitação do público o mobiliário que compunha o antigo plenário da Casa entre as décadas de 1940 até os anos 1970, máquinas de escrever de 1914, tinteiro utilizado desde o final do século XIX até a década de 1920, telefone de disco de 1930, fotografias, quadros, documentos históricos, publicações, processos, objetos, ferramentas de trabalho de época. Também estão disponíveis acesso interativo a informações sobre a história institucional e vídeos com entrevistas de autoridades e servidores da Casa.
Programa Educativo - As exposições “Ordenamentos, de Bruno Moreschi”, e “TCU: A Evolução do Controle” estão inseridas no Programa Educativo do TCU, projeto permanente que promove visitas orientadas diárias e programadas ao Museu do TCU e ao Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3316 5221.
Serviço:
Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (complexo arquitetônico do Instituto Serzedello Corrêa)
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3 Polo 8 Lote 3 - Brasília, DF
Entrada franca
Exposição Ordenamentos, de Bruno Moreschi.
Visitação: de 30 de junho a 19 de agosto de 2017, de terça-feira a sábado das 9h às 19h;
Exposição TCU: A evolução do Controle
Visitação: de terça a sexta-feira (das 9h às 18h), exposição de longa duração.